Governador de Santa Catarina presta apoio à prefeita de BC após fortes chuvas
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, publicou nas redes sociais um vídeo que mostra trecho de uma ligação com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Na chamada de telefone, a prefeita pede ajuda ao governador com itens para os abrigos, como colchões. “Governador, eu preciso muito da ajuda de vocês, eu agradeço a preocupação e eu peço que o senhor possa também destinar atenção aqui para a nossa região, até porque nesse momento nós estamos sem todos os equipamentos, colchões, enfim, tudo isso foi destinado para o Rio Grande do Sul ano passado, então a cidade está sem nada e com tudo que foi pego de surpresa”, declara a política.
Ela também relata que a muitas famílias saíram de casa em busca de locais mais seguros. “Nós estamos aqui pedindo ajuda para todos, com os abrigos, enfim, porque muitas famílias foram para casa de familiares. Estamos estimando agora essa atenção para reconstruir os espaços que foram afetados”, explica Pavan.
O governador, por sua vez, declara apoio ao município e diz que designou equipes para ajudar a cidade. “Conte comigo, estou ligando para te dar um abraço e dizer que sou solidário, o que nós puder fazer, não passe vontade, me ligue e que a gente ajuda […] O coronel Fabiano vai te dar toda a cobertura aí, tá? Fique tranquila. Eu já falei com ele de manhã cedo, bem cedo”, relata Mello.
Estragos pela chuva em BC
A “Dubai brasileira” decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quinta-feira (16).
A última atualização da Defesa Civil relata que as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população.
O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) também foi acionado. O Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitando reforços.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra. O Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria de Artes, anexos à Fundação Cultural, também sofreu alagamento.
Em seis horas, Balneário Camboriú registrou 94.6 mm (acumulado máximo de precipitação). Imagens gravadas na cidade os transtornos causados pela forte chuva.
A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.
Redação Catve.com