Prefeitura de Toledo, Itaipu e Lindeiros alinham nova etapa da Linha Ecológica
A gestora do convênio Linha Ecológica dentro da Itaipu Binacional, Emanuela Regina dos Santos, e Mauri José Schneider, coordenador do mesmo convênio junto ao Conselho dos Municípios Lindeiros, estiveram em Toledo para apresentar as ações desta parceria que já está em andamento com a Prefeitura de Toledo na área ambiental. Os dois foram recebidos pelo prefeito Mario Costenaro, pelo vice Lucio De Marchi e pelos secretários Gabriel Furlan (Cultura), Luciana Alves Fogaça (Meio Ambiente), Janice Salvador (Educação) e Neuroci Frizzo (Assessor Especial de Governo).
“Foi um encontro para mostrar quais as ações previstas e o que o município pode usar dessas ferramentas que a Linha Ecológica disponibiliza para potencializar as ações que já são desenvolvidas em Toledo”, explica Emanuela dos Santos. Mauri Schneider ressalta que cada município tem total liberdade em escolher aquilo que será executado.
A gestora da Itaipu acrescenta que dentro do convênio não foram feitas alterações, porém, como houve a troca de gestão, foi importante para ter a indicação dos novos gestores de educação ambiental e de cultura que vão representar Toledo neste convênio que atua em 55 municípios da Região Oeste. “O objetivo é formar uma grande rede voltada para a educação ambiental e cultura no território”, finaliza Emanuela.
Nos dias 13 e 14 de março, em Marechal Cândido Rondon e Cascavel respectivamente, serão realizadas as primeiras reuniões de alinhamento com os gestores. Em agosto e novembro também estão previstas outras reuniões para avaliação e ajustes necessários dentro do convênio.
Convergência – O prefeito Mario Costenaro frisa que as ações previstas dentro da Linha Ecológica são extremamente importantes dentro da proposta estabelecida no plano de ações prevista para ser realizada ao longo do ano. “O convênio vem ao encontro daquilo que temos defendido, que é a convergência de projetos em várias secretarias”, diz o prefeito. Costenaro destaca ainda que esse novo conceito “passa pela construção de uma nova cultura e isso é um processo constante” e lançou um desafio: transformar a nascente do Rio Toledo num ponto cultural e ambiental de referência na região.