Paraná pode ter temperatura de -5°C e ‘Geada negra’ nesta semana
A maior parte do Paraná deve registrar geadas nesta terça (24) e quarta-feira (25), de acordo com previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar).
A estimativa é que o fenômeno seja mais intenso em cidades das regiões centro e do sul – onde os termômetros podem chegar a até -5ºC em alguns pontos e ainda pode ser registrada a chamada “geada negra”, de acordo com o órgão.
“A expectativa para a região de Guarapuava, Pinhão, General Carneiro e Palmas é de até -3ºC, podendo até, de forma localizada, chegar a -4ºC ou até -5ºC nos termômetros, de forma isolada”, afirma o meteorologista Leonardo Furlan.
Outros municípios da região também devem ter valores negativos. Para Coronel Domingos Soares, Inácio Martins e Bituruna, por exemplo, a previsão é de -2ºC na terça. Veja previsão do tempo para as maiores cidades do Paraná mais abaixo.
Até o momento, a temperatura mais baixa do ano registrada no Paraná foi -3,4ºC, em General Carneiro, no dia 12 de junho.
Com as condições propícias para a formação de geadas, o fenômeno deve ser registrado na maior parte do estado em ambos os dias, aponta o Simepar. O órgão explica que o avanço de uma rigorosa massa de ar frio de origem polar sobre o território paranaense favorece o predomínio de céu limpo e a redução gradual da velocidade dos ventos a partir do setor oeste.
“Na terça (24), há forte possibilidade para geada em especial no oeste e sudoeste paranaense pela manhã. Os ventos ainda persistem com moderada intensidade nas demais localidades. No final da noite, a geada novamente deve ser registrada em muitos municípios do estado. Atenção no centro-sul para a possibilidade do fenômeno ‘geada negra’ de forma localizada, quando ocorre o congelamento da seiva das plantas, em razão dos ventos e frio intenso”, diz o Simepar.
Na quarta (25), com o estabelecimento da intensa massa de ar polar sobre a região Sul e parte dos estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, espera-se predomínio de céu limpo e redução na velocidade dos ventos. No Paraná, essa condição favorece a formação de geada de forma generalizada, com intensidade variando entre fraca e forte, aponta o órgão.
Geada negra
O meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, ressalta que a região centro-sul paranaense pode registrar a chamada “geada negra”.
“O fenômeno ocorre devido aos ventos que sopram com moderada a forte intensidade e ao frio intenso também pela baixa umidade relativa do ar, que acaba provocando o congelamento da seiva das plantas, provocando um aspecto escuro de necrose das plantas, até mesmo podendo levar à morte das plantações”, explica.
Previsão do tempo para o Paraná
A semana começa com chuva forte e temporais na segunda-feira (23), principalmente nas faixas oeste, centro e sul do Paraná, devido ao deslocamento continental da frente fria. De acordo com o Simepar, esse sistema deverá avançar pelo estado como uma linha de instabilidade, com possibilidade para fortes e intensas rajadas de vento em todas as regiões.
“Com a chegada da primeira massa de ar polar rigorosa do inverno, as temperaturas sofrerão um declínio expressivo ao longo da segunda-feira, com mínimas invertidas e possibilidade de valores negativos, no período da noite, em municípios próximos à divisa com Santa Catarina”, ressalta o órgão.
Na terça-feira (24), o avanço dessa massa de ar mais frio e seco deixará o tempo estável em todo o Paraná, com temperaturas abaixo de 5 °C na “metade-norte” e abaixo de 0°C em muitos municípios da “metade-sul”, com possibilidade para formação de geada em todas as regiões do estado, sendo de forte intensidade na faixa sul paranaense.
“Na quarta-feira (25) o frio segue intenso com possibilidade para geada em grande parte do Paraná, e a chuva retoma da tarde para a noite na ‘metade-oeste’ do estado. A partir de quinta-feira (26), as temperaturas entram em elevação no interior do estado, enquanto a chuva se espalha por todo o Paraná, com chance de temporais localizados. Na sexta-feira também chove”, finaliza o Simepar.
Com informações do Portal G1/Simepar
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.













