Você Está Estagnado ou Evoluindo?
Será que estamos vivendo hoje a nossa melhor versão? Essa pergunta, apesar de simples, carrega um peso profundo. Muitas vezes, entramos no piloto automático da vida, cumprimos nossas rotinas, realizamos tarefas, mas deixamos de nos perguntar: estou evoluindo? Estou sendo a minha melhor versão ou apenas sobrevivendo aos dias?
Somos seres em constante construção. O autodesenvolvimento é uma jornada, não um destino. Livros como “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, ou “Desperte Seu Gigante Interior”, de Tony Robbins, apontam que mudar padrões e elevar nossa performance depende de consciência, ação e consistência. Não se trata de ser melhor que os outros, mas melhor do que fomos ontem.
É aí que a metodologia do coaching entra como uma poderosa aliada. Diferente do que muitos pensam, coaching não é terapia, nem conselho pronto. É um processo estruturado de perguntas, reflexões e metas, que ajuda o indivíduo a sair de um estado atual para um estado desejado. O coach (profissional) atua como um espelho que provoca clareza, tira da zona de conforto e impulsiona ação.
Pessoas que buscaram o coaching geralmente relatam mudanças profundas: aprendem a gerenciar melhor o tempo, equilibrar a vida pessoal e profissional, fortalecer autoestima, alcançar metas antes travadas pelo medo ou procrastinação. Um exemplo inspirador é o da ex-nadadora Joanna Maranhão, que recorreu ao coaching no auge de sua carreira para lidar com pressão e autoconfiança. O resultado foi uma performance ainda mais madura e consciente.
Mas essa busca não é só para atletas ou executivos. Ela é para qualquer pessoa que queira viver com mais propósito. Talvez sua melhor versão hoje não seja ter mais, mas ser mais: mais paciente, mais saudável, mais leve, mais verdadeiro consigo mesmo.
A boa notícia? Sua melhor versão ainda pode estar por vir. Ela nasce quando você para, reflete, e decide: eu posso mais. Não por cobrança externa, mas por um compromisso interno com a sua própria evolução.
Talvez o mais importante seja aceitar que a melhor versão não é um lugar fixo, e sim uma prática diária de crescimento. E você, está pronto pra começar hoje?
————————————————————
O autor do artigo é Diego Francener, Diretor de Comunicação da Rádio Tropical FM de Quatro Pontes – PR. Tem formação internacional com Especialização em Coaching e Leadership pela Ohio University, nos EUA. É Jornalista com Especialização em Comunicação, Assessoria de Imprensa e Marketing. Especialista em Docência do Ensino Superior. É palestrante e consultor especialista em Desenvolvimento Pessoal. Tem experiência cultural em 12 países. Atualmente é acadêmico do 1° M.B.A em Inteligência Artificial do Brasil. Acumula bagagem com 21 anos de experiência na comunicação.
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.












