Tropical FM
AO VIVO
🌤️
--°C
Umidade: --%
Quatro Pontes, PR
Weather Widget
🌤️
--°C
Umidade: --%
Quatro Pontes, PR
OpiniãoQuatro Pontes

Adolescência: a série que todo pai e mãe PRECISAM assistir

Assisti à minissérie Adolescência, da Netflix, e confesso: fiquei profundamente impactado. Apesar de não ser baseada em fatos reais, ela foi inspirada em acontecimentos que já ocorreram em diversas partes do mundo — e que poderiam ter acontecido aqui, ao nosso lado. A trama gira em torno de um menino de 13 anos que comete um crime brutal, esfaqueando e matando uma colega de sala. Mas a série vai muito além do ato violento. Ela mergulha nas causas, nas camadas invisíveis da mente de um adolescente aparentemente calmo, mas profundamente perturbado.

Me chamou a atenção o alerta que ela dá, de forma indireta, mas fortíssima, sobre o papel da família, da escola e da sociedade na formação dos nossos jovens.

Em uma das entrevistas com a psicóloga da série, o garoto começa a dar sinais de inquietação ao ser confrontado com questões sobre masculinidade, sobre o avô, sobre o pai. Percebe-se ali o reflexo de modelos mentais herdados — comportamentos violentos que se perpetuam em silêncio, passados de geração para geração, muitas vezes como “normalidade”.

Um ponto que me preocupou muito foi o envolvimento do personagem com fóruns e conteúdos da internet ligados ao movimento INCEL — uma sigla para “involuntary celibate”, ou “celibatário involuntário”. Trata-se de um grupo tóxico de jovens (geralmente homens) que culpam as mulheres e a sociedade por suas frustrações afetivas e sociais. Um terreno fértil para discursos de ódio, misoginia e violência. Esse universo online está aí, ao alcance de qualquer adolescente com um celular na mão.

E isso nos faz levantar um alerta — um apelo, na verdade — aos pais, mães, professores, avós, tios, responsáveis: assistam essa série. De preferência junto com seus filhos. É um soco no estômago, mas necessário.

Hoje, muitos jovens estão crescendo solitários, isolados atrás das telas, buscando referências e respostas em lugares perigosos. Não é sobre apontar culpados, é sobre assumir responsabilidades. Os pais não podem terceirizar a educação emocional dos filhos. Precisamos estar presentes — não só fisicamente, mas emocionalmente. Precisamos conversar, ouvir, orientar.

Adolescência é mais que uma série. É um alerta. E quem ama, cuida — até quando o assunto é difícil.

——————————————————-
O autor do artigo é Diego Francener, Diretor de Comunicação da Rádio Tropical FM de Quatro Pontes – PR. Tem formação internacional com Especialização em Coaching e Leadership pela Ohio University, nos EUA. É Jornalista com Especialização em Comunicação, Assessoria de Imprensa e Marketing. Especialista em Docência do Ensino Superior. É palestrante e consultor especialista em Desenvolvimento Pessoal. Tem experiência cultural em 12 países. Atualmente é acadêmico do 1° M.B.A em Inteligência Artificial do Brasil. Acumula bagagem com 21 anos de experiência na comunicação.

Redação em Tropical Notícias |  + posts

Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.