Agricultores espanhóis se unem a movimento francês iniciam protestos
Nesta terça-feira (6), agricultores espanhóis aderiram aos protestos bloqueando o tráfego em diversas rodovias importantes do país, unindo-se a manifestantes de outras nações europeias que estão protestando contra os altos custos, a burocracia e a concorrência de países fora da União Europeia (UE).
Embora a Asaja, uma das principais associações de agricultores da Espanha, e outras entidades tenham inicialmente convocado os protestos para quinta-feira, muitos agricultores decidiram sair às ruas com seus tratores já nesta terça-feira, causando congestionamentos em várias regiões do país, desde Sevilha e Granada até Girona, próxima à fronteira com a França, conforme relatado pelas autoridades de trânsito.
Em Girona, foi possível observar tratores se reunindo antes do dia de protesto, exibindo cartazes com os dizeres “sem agricultores não há comida”.
Assim como os manifestantes na França, Bélgica, Itália e Portugal, os agricultores espanhóis estão expressando preocupação com o aumento da burocracia da UE, os preços baixos dos produtos e os crescentes custos. Eles argumentam que as regulamentações ambientais impostas aos agricultores da UE os tornam menos competitivos em comparação com seus colegas em outras regiões, como a América Latina ou a Europa não pertencente à UE.
Nos últimos dias, os bloqueios na França e na Bélgica resultaram, por vezes, em confrontos violentos com a polícia.
(Com informações da Agência Brasil)