Morre Nivaldo Passos Krüguer, ex-deputado pelo Paraná

Morre Nivaldo Passos Krüguer, ex-deputado pelo Paraná
Publicado em 14/02/2024 às 13:48

Morreu aos 94 anos Nivaldo Passos Krüguer, político, escritor e empresário. Ele faleceu durante a madrugada de quarta-feira (14), em Guarapuava (PR).

O velório será aberto ao público a partir das 12h, no Paço Municipal, localizado na rua Brigadeiro Rocha, N° 2777, no Centro. 

A Prefeitura de Guarapuava decretou Luto Oficial por três dias. Durante o período determinado pelo Decreto, assinado nesta quarta-feira (14), a Bandeira Municipal ficará hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Município.

 O expediente nos órgãos municipais da administração direta e indireta ficam suspensos nesta quarta-feira (14), retornando ao normal amanhã, quinta (15). Ficam mantidos os serviços essenciais.

Com grande parte da vida dedicada à política, seu Nivaldo, como era conhecido, foi prefeito e vereador de Guarapuava, deputado federal, deputado estadual e suplente de senador pelo Paraná.

“Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o ex-prefeito Nivaldo Krüger. Uma perda irreparável para Guarapuava. Nivaldo dedicou sua vida à nossa cidade, deixando um legado de realizações e amor pela comunidade. Sua trajetória na política é um exemplo de dedicação ao serviço público. Que sua memória permaneça viva através de suas realizações e do amor que dedicou à nossa cidade”, lamentou Celso Góes, prefeito de Guarapuava.

TRAJETÓRIA

Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC) e se mudou ainda na infância para o Paraná, com a família.

Entrou na política em 1958, quando foi eleito vereador de Guarapuava. Como prefeito, exerceu três mandatos – de 1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986. Entre 1971 e 1974, se elegeu deputado estadual do Paraná. Já como deputado federal, exerceu mandato de 1979 a 1983. Como senador, teve uma atuação rápida. Em dezembro de 2002, assumiu a vaga deixada por Roberto Requião, na época eleito governador do Paraná, e deixou o cargo no fim de janeiro de 2003.

Durante seus mandatos como prefeito, Nivaldo realizou obras importantes para o progresso da cidade, incluindo a construção de casas populares, a estação de tratamento de água, a rede de distribuição, e o plano básico de urbanização de Guarapuava. Além disso, sua gestão foi marcada pela conclusão da Estação Rodoviária, pelo Cemitério da Vila Pequena, pelo Parque de Exposição, entre outras iniciativas.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG) e ocupava a Cadeira 28 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).

Krüger foi, ainda, criador da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, fundador da Associação dos Municípios do Paraná e presidiu a Associação Brasileira dos Municípios.

Como escritor, produziu obras sobre a história de Guarapuava, além de pesquisas sobre o papel de câmaras legislativas e do Poder Executivo.

Redação Catve.com com assessoria