RS sai do estado de emergência para o estado de calamidade

RS sai do estado de emergência para o estado de calamidade
Publicado em 02/05/2024 às 14:11

O nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela, no Vale do Taquari, superou a marca de 30 metros nesta noite pela primeira vez desde o começo das medições há um século e meio. O nível supera os das grandes e até então recordes enchentes de 1941 e 2023, quando o Taquari atingiu cotas na casa de 29 metros.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado urgente nesta noite em que orienta a evacuação da população de áreas de risco em diversas cidades do Vale do Taquari diante da enchente que atinge níveis catastróficos. Programa vai levar 100 alunos de áreas rurais para os EUA Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul “A Defesa Civil do Estado alerta a população para a condição do RIO TAQUARI, que vem recebendo expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no Estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação.

É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores dos municípios de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”. “As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, informa o comunicado.

A MetSul Meteorologia orienta os moradores do Vale do Taquari para que sintonizem as emissoras de rádio locais, como Independente e A Hora, que realizam cobertura especial da grande enchente com orientações e informações para a população durante as 24 horas do dia na crise. A MetSul Meteorologia adverte que, mesmo que o rio estabilize ou baixe em alguns pontos da bacia no vale, o rio poderá voltar a subir e atingir cotas ainda mais altas do que esta noite pelo grande volume de chuva que cai e ainda é previsto para a parte alta da bacia, na Serra.

Fonte: souagro.net