Onda de calor provoca apagões no México e racionamento de energia elétrica na Costa Rica, Equador e Colômbia

Onda de calor provoca apagões no México e racionamento de energia elétrica na Costa Rica, Equador e Colômbia
Publicado em 10/05/2024 às 5:59

A forte onda de calor que afeta o mundo, tem surtido efeito em vários setores. O México, por exemplo, várias regiões têm sofrido com apagões intermitentes devido ao alto consumo de energia, anunciou o governo nesta quinta-feira (9). “Houve uma demanda superior à capacidade de geração” de energia, disse em entrevista coletiva o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Nos últimos dias, foram registrados apagões na capital do país, no vizinho Estado do México e em outras áreas, como Michoacán (oeste), Tamaulipas (nordeste) e Campeche (sudeste). Em algumas dessas regiões a temperatura passou de 40º C. A entidade responsável pelo sistema elétrico mexicano costuma fazer cortes de energia para equilibrar a oferta e demanda. O calor provocou a redução do nível de diversas represas do país, causando preocupação nos setores produtivos, principalmente no agropecuário.

Uma situação semelhante acontece na Costa Rica, onde autoridades anunciaram que a partir da segunda-feira (13) haverá um racionamento de energia devido à escassez de água nos reservatórios como resposta às secas provocadas pelo fenômeno climático El Niño, informaram as autoridades. O racionamento durará um máximo de três horas por cliente de forma alternada. “Este El Niño foi realmente o mais complicado da história da Costa Rica”, disse Roberto Quirós, diretor do Instituto Costarriquenho de Eletricidade (ICE), principal fornecedor de energia do país. “Esta é uma seca que não víamos há 50 anos”, disse Berny Fallas, especialista em hidroclimatologia do ICE.

A Costa Rica possui uma matriz energética verde em que 99% da produção provém de fontes renováveis. Dessa produção limpa, 75% é gerada em hidrelétricas, que foram afetadas pela falta de chuvas no período de seca (novembro-maio). Esse será o primeiro racionamento de energia desde 2007, quando o El Niño também causou problemas. Os cortes começarão na segunda-feira (13) em toda a Costa Rica, com um máximo de três horas por cliente de forma alternada. Hospitais, centros de saúde, serviços básicos e indústria não serão afetados, segundo o ICE.

A medida tem duração indeterminada e dependerá da quantidade de água que cair nas próximas semanas. A temporada de chuvas vai de maio a novembro. O ICE recomendou que a população faça uso responsável da energia elétrica e não desperdice seu consumo, uma vez que os reservatórios estão em níveis criticamente baixos. Equador e Colômbia também têm sofrido com o racionamento de energia, devido à falta de água para alimentar as usinas hidrelétricas.