Confira algumas curiosidades das eleições municipais 2024
Na corrida eleitoral, criatividade não faltou para alguns candidatos do Paraná na hora de escolher o nome de urna. De nomes inspirados em super-heróis a apelidos bem regionais.
Inspirada na heroína dos quadrinhos e dos filmes, Cascavel teve a candidata “Vere Mulher Maravilha”, do Solidariedade. Verenice Machado, nome verdadeiro da candidata, recebeu apenas 11 votos.
Um clássico de Cascavel, é o candidato Pintinho, que completou em 2024 a sexta tentativa nas eleições. Pelo PDT, ele obteve 99 votos no domingo (6).
E em Toledo deu as caras nas urnas o candidato “Zé Macarrão” que, na verdade, se chama José Pedro da Silva. Filiado no PSDB, ele fez 87 votos e ficou como suplente. E teve também o João Lahm – Galo Véio. Com seus 317 votos, ele ficou na suplência do MBD.
Em Curitiba, o “Homem Aranha da XV” do PDT tentou uma cadeira na Câmara Municipal mas vai ter que encontrar outra maneira de salvar o mundo. Foram apenas 67 votos.
E deste candidato também da capital, qualquer semelhança não é mera coincidência. Véio da Van, do Cidadania, fez 104 votos e também não se elegeu.
De Três Barras do Paraná, saiu o candidato a prefeito, Kainan do Pedrinho do Zé Migué. Pelas regras, o nome na urna eletrônica pode ter até 30 caracteres e ele usou o máximo permitido. Kainan ficou em segundo lugar. O atual prefeito, Dr. Gerso recebeu 4.706 votos e foi reeleito.
Já em Assis Chateaubriand, o “Psiu” tentou fazer barulho na campanha, mas não foi desta vez. Osvaldo Bueno de Farias disputou pelos republicanos e obteve 95 votos. Ficou na suplência. Diferente do Carrapicho da Saúde, do mesmo partido do Psiu, mas que fez 822 votos e se elegeu.
Por falar em Assis Chateaubriand, a cidade entre na lista das curiosidades com um casal no comando da prefeitura a partir de janeiro de 2025. Marcel Micheletto, do PL, eleito prefeito com 11.553 votos; 55,66% do total, escolheu esposa para o cargo de vice-prefeita. Franciane Sonni Martins Micheletto, que usa o nome de Fran Michelleto, que atualmente é vereadora da cidade.
Além dos nomes curiosos, também chamou muita atenção após a abertura das urnas a disputa apertada em várias cidades. Em Quatro Pontes, Cesar Canela, do Podemos, foi eleito com 1.746 votos. Apenas três votos a mais que o candidato Max da Saúde, que fez 1.743 votos.
Em Maripá, Rodrigo Schanoski foi vitorioso nas urnas por uma diferença de apenas 13 votos. Foram 2.245 contra 2.232 votos do adversário, Anderson Bento Maria.
Também na região Oeste, a atual prefeita de Ibema, Vivi Comiran, do PSD, foi reeleita por pouco. Ela recebeu 1.308 votos, 31,07% do total, e o segundo colocado, Rodrigo Miotto, fez 1.259, 29,9%. Diferença de 49 votos.
Fonte: Catve