Inmet alerta para fortes temporais no Sul do Brasil
Um ciclone se forma nesta quinta-feira ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil com os temporais até o começo da sexta-feira também a áreas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste do Brasil. Há risco de tempestades localmente fortes a severas.
Trata-se de uma situação de muito alto risco de tempo severo a ponto de o Instituto Nacional de Meteorologia ter emitido um alerta vermelho de grande perigo em razão de potenciais tempestades para uma extensa área do Rio Grande do Sul e ainda parte do estado de Santa Catarina.
A ROTA DOS TEMPORAIS ASSOCIADOS AO CICLONE
Em termos de previsão é o ingresso da forte instabilidade neste começo de manhã pelo Oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer da manhã e do começo da tarde, a instabilidade vai avançar rapidamente pelo estado gaúcho. Até o meio da tarde, grande parte do Rio Grande do Sul já estará com chuva e risco de temporais isolados.
Da tarde para a noite, a linha de tempestades avança com células de temporais isoladas de forte intensidade por Santa Catarina e o Paraná, também causando chuva localmente forte com ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Vendavais isolados são prováveis.
No final do dia e na próxima madrugada, a instabilidade forte afetará parte do Mato Grosso do Sul e principalmente o estado de São Paulo com núcleos isolados intensos de instabilidade e talvez até supercélulas de tempestades, o que ressaltamos pode causar temporais isolados muito fortes de chuva e vento (vendaval).
Assim, o Rio Grande do Sul é o estado de maior risco neste evento. Todas as cidades gaúchas têm chance de temporal, embora seja altamente improvável que temporais ocorram em todas. O maior risco no território gaúcho se concentrará em locais onde a temperatura subir bastante com calor antes da instabilidade, notadamente a Metade Norte e parte do Leste do estado.
COMUNICADO – DEFESA CIVIL
Em razão do temporal registrado ontem (23), a Defesa Civil de Cascavel esteve trabalhado em alerta para atender a comunidade em situações de emergência.
Até o momento, já foram registrados 23 destelhamentos, em que foram distribuídos 1.500 metros de lonas, além de cinco pontos de alagamento. Os bairros Cancelli, Cascavel Velho, Morumbi, Centro, Neva, Periollo e Interlagos foram os mais atingidos. Houve ainda 10 ocorrências de quedas de árvores e galhos.
A Defesa Civil segue de plantão para atender a população, uma vez que conta com equipamentos, lonas e telhas à disposição. Para acionar o serviço gratuito, basta ligar para o telefone 199.