Alunos do Colégio Eron Domingues de Marechal Rondon inovam com sistema de irrigação automatizado
Os alunos do 3º ano que integram o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual Eron Domingues estão revolucionando o cuidado com plantas.
Eles desenvolveram um sistema de irrigação automatizado que monitora em tempo real a umidade e temperatura do solo. Por meio de sensores avançados e programação inteligente, o sistema garante que as plantas recebam a quantidade exata de água necessária, promovendo eficiência e sustentabilidade no cultivo.
Com uma interface que permite o acompanhamento remoto por meio de um site, o usuário pode personalizar o sistema conforme o tipo de planta e solo. Essa funcionalidade não apenas otimiza recursos como também contribui para um cultivo mais saudável e sustentável.
O sistema, que já chamou a atenção pela inovação, será apresentado na Feciências, um importante evento em Foz do Iguaçu, onde os jovens terão a oportunidade de mostrar seu projeto para um público mais amplo. Ele acontece dos dias 25 à 29 de novembro, no Parque Tecnológico de Itaipu.
Além disso, o time esteve hoje nos estúdios da Tropical FM para uma entrevista exclusiva, compartilhando detalhes sobre o desenvolvimento e o impacto dessa tecnologia. O professor Samuel e os alunos Leonardo, Esdras e Julia detalharam o projeto no programa Manhã Tropical.
Eles também agradeceram as empresas que estão apoiando o projeto, como o Sicredi, Grupo Vogel, Esportiva Caça e Pesca, Sismetro e o Colégio Eron Domingues.
Confira a entrevista que foi realizada nesta terça, no Manhã Tropical: