Banco de Sangue: tipo ‘O’ Negativo está abaixo da normalidade
As festividades do fim do ano e o período de férias tendem a reduzir a frequência dos doadores de sangue. A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) tem consigo manter os estoques dentro da normalidade, apenas o tipo ‘O’ Negativo está abaixo da normalidade.
“Nossos estoques estão com bom quantitativo”, cita o farmacêutico da Distribuição da UCT Toledo, Renan Berti Pereira. “A princípio tivemos uma redução do ‘O’ Negativo, porém já estamos realizando algumas convocações”.
Segundo Pereira, essas convocações visam suprir essa necessidade e evitar a falta. Ele pontua que nos contatos realizados, a equipe tem recebido um bom retorno.
Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.
QUEM PODE DOAR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.
ATENDIMENTO NESTE PERÍODO – “Devido a um dos nossos médicos estar de férias, as coletas estão sendo realizadas nas segundas e quartas nos períodos das 07h30 às 10h30 e das 13h00 às 15h00. Porém, todas as nossas doações são por agendamento”, ressalta. Para agendar a doação basta acessar https://www.saude.pr.gov.br/ e buscar pela Rede Hemepar.