Caminhoneiro acompanhado da esposa e filha é preso com carga de ‘vapes’ avaliada em mais de R$2 milhões
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de cerca de 50 mil cigarros eletrônicos, na tarde de ontem (8), em São Miguel do Iguaçu, Oeste do Paraná. Além de cigarros de tabaco, haviam cigarros eletrônicos de maconha na carga ilegal. Um homem foi preso em flagrante.
Por volta das 17h50, no quilômetro 704 da BR-277, uma equipe da PRF deu ordem de parada ao motorista de um caminhão REB Randon. No veículo de carga estavam um homem, sua esposa e uma criança filha do casal. Questionado sobre o conteúdo da carga, o motorista não soube responder.
Ao verificar o compartimento de carga, os policiais encontraram 44 caixas de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos ou “vapes”. A carga de cerca de 50 mil cigarros, é avaliada em mais de R$ 2 milhões de reais.
Entre os dispositivos, os policiais rodoviários federais também encontraram 20 unidades de cigarros eletrônicos de cannabis, usados como substitutos para a maconha. O motorista afirmou que levaria a droga e os outros produtos contrabandeados do Paraguai para Curitiba em troca de dinheiro.
Os “vapes” têm sua comercialização e importação proibidas no Brasil e, por isso, são considerados produtos contrabandeados. A carga de tabaco de apenas 1 ml de líquido para cigarro eletrônico equivale a mais de 50 cigarros convencionais, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA).
O motorista do caminhão foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal e Receita Federal em Foz do Iguaçu.