Centro de Convivência do Idoso; Um Marco para a Qualidade de Vida da Terceira Idade de Quatro Pontes
Reconhecida como a Capital da Longevidade, Quatro Pontes é um município que orgulhosamente valoriza os pioneiros e a comunidade da terceira idade, reconhecendo sua contribuição histórica e promovendo iniciativas que asseguram qualidade de vida, dignidade e inclusão.
Com uma abordagem voltada ao cuidado e bem-estar dos idosos, a Administração Municipal busca criar espaços que reflitam o respeito e a gratidão por aqueles que construíram a base do município. O Centro Dia, é mais um exemplo desse compromisso, reforçando a importância de proporcionar acolhimento e assistência a quem tanto fez por Quatro Pontes.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de novembro, o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Odete Laufer, realizou uma visita técnica às obras do Centro Dia, um importante projeto destinado ao atendimento da terceira idade no município. Também estiveram presentes os responsáveis pela execução da obra, realizada pela construtora sediada no município, a Positivo Materiais de Construção, vencedora do processo licitatório. Os engenheiros da municipalidade, Luana Tenroller e Jeferson Martini, também se fizeram presentes.
O Centro Dia, que será um espaço de convivência para idosos, terá capacidade para atender cerca de 25 pessoas em um ambiente amplo e confortável. A estrutura conta com diversos pavimentos, incluindo salas multifuncionais, dormitórios para descanso, refeitório e áreas de lazer. Conforme destacado pelo prefeito João Laufer, a obra busca oferecer um espaço acolhedor e digno para os idosos do município. “Essa obra é uma homenagem aos nossos pioneiros e vovôs do município, que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Quatro Pontes. Eles merecem um espaço onde possam ser assistidos, cuidados e valorizados no dia a dia.”
A secretária Odete Laufer, que esteve juntamente com o Prefeito, à frente da captação dos recursos para o projeto, explicou que a construção foi viabilizada por meio de recursos federais, com contrapartida municipal. Ela destacou o papel fundamental do saudoso Deputado Federal José Carlos Schiavinato, que atendeu ao pedido durante uma visita da secretária e do prefeito à Brasília. “Esta conquista é fruto de muito esforço e dedicação. O Centro Dia será um marco para nossa comunidade, um lugar onde nossos idosos, especialmente os pioneiros, poderão desfrutar de atenção e cuidado. O deputado Schiavinato foi peça-chave neste processo, e este centro será também uma homenagem ao seu legado.” O Prefeito inclusive sugeriu que o nome do prédio seja o nome do Deputado.
Com recursos provenientes da esfera federal e recursos próprios do município, totalizando o valor de R$ 1 milhão117 mil 728 reais e 46 centavos (R$1.117.728,46) a obra do Centro Dia tem 438,m2 e reafirma o compromisso da Administração Municipal em oferecer qualidade de vida à população idosa de Quatro Pontes, fortalecendo os laços comunitários e o cuidado com aqueles que ajudaram a construir a história do município. A entrega deste espaço promete marcar um novo capítulo de acolhimento e respeito aos idosos quatropontenses.