Ciclone extratropical avança e Oeste do Paraná entra em alerta para ventos fortes e chuva
A formação de um ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deve trazer reflexos importantes para o Paraná nesta terça-feira (19) e, de forma mais intensa, na quarta-feira (20). A previsão indica instabilidade, chuva e ventos que podem chegar a 60 km/h em várias cidades do estado, com possibilidade de valores ainda mais altos em pontos isolados do Oeste.
De acordo com o Climatempo, o avanço da frente fria associada ao ciclone extratropical deve provocar temporais no Oeste paranaense, incluindo cidades da região de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Medianeira e Foz do Iguaçu.
Há risco de pancadas fortes de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em algumas localidades, não se descarta a queda de granizo.
Intensificação dos ventos
Na quarta-feira (20), os ventos devem ganhar força em todo o Paraná. No Oeste, as rajadas podem variar entre 50 e 60 km/h, mas há chance de episódios mais intensos em áreas isoladas, o que aumenta o risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Além do Oeste, o tempo instável também se espalha pelo Sudoeste, Centro e região metropolitana de Curitiba, com previsão de chuva e trovoadas. Já no Norte do estado, as instabilidades devem ocorrer de forma mais pontual.
Orientações à população
A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas abertas durante as tempestades, não se abrigue debaixo de árvores e mantenha atenção para possíveis transtornos no trânsito em função da queda de galhos e acúmulo de água em pontos urbanos.
Fonte: CNN Brasil
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.














