Com acendimento de pira e início do Fesfat, Toledo inicia 15ª Semana Farroupilha

Com acendimento de pira e início do Fesfat, Toledo inicia 15ª Semana Farroupilha
Publicado em 20/09/2024 às 6:25

A 15ª Semana Farroupilha de Toledo foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (18), com uma cerimônia realizada no galpão do Centro de Eventos Ismael Sperafico. O evento, que celebra a data máxima do tradicionalismo gaúcho, atraiu grande público e teve início com a chegada da cavalgada vinda do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Cavaleiros e amazonas conduziram, até o local da cerimônia, a chama crioula, que foi acesa pelo prefeito Beto Lunitti em pira que foi montada próxima à frente de honra, da qual ele fez parte.

Ao lado dele estavam a secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta, os patrões dos CTGs Chama Crioula (Adilson Gonçalves), Província Gaúcha (Edson Schwinn) e Estância da Liberdade (Joseval Ferreira), o capataz da Marca de Casco, Rodrigo Ganzer, que representou o presidente Fernando Mello Perin, e o diretor-geral da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Vinícius Almeida. “Gostaríamos de agradecer o apoio da Secretaria da Cultura, que, com o apoio das entidades, tornou possível a realização deste evento”, pontua Rodrigo. “É motivo de honra estar vivendo este momento, compartilhando este espaço com outras entidades que defendem o tradicionalismo”, comenta Edson. “É um orgulho estar na organização deste evento, que promove um ambiente agradável para as famílias desfrutarem do melhor da cultura gaúcha”, salienta Joseval. “Temos em Toledo três centros de tradições gaúchas que demonstram a força do tradicionalismo em nosso município”, avalia Adilson. 

A secretária da Cultura destacou a integração entre as entidades parceiras para que o evento fosse viabilizado. “Estou satisfeita de nossa secretaria estar à frente deste evento, de ter elaborado uma programação em sintonia com os CTGs e a Marca de Casco, uma união que me deixa feliz. Meu sentimento é de estar honrando também os meus avós, que chegaram em Toledo em 1948, vindos de Guaporé, município localizado na Serra Gaúcha”, avalia Priscila.

Em sua fala, o prefeito exaltou a influência das tradições gauchescas na História de Toledo. “Nossas raízes estão no Rio Grande do Sul, um estado marcado por lutas pela defesa de sua cultura, de seus valores. Por isso, nossa gestão tem trabalhado para tornar a nossa Semana Farroupilha uma referência para todo o Paraná. Sou de Carazinho e carrego os Pampas dentro do meu coração”, destaca. “Entendo que ser gaúcho não é ter nascido no Rio Grande do Sul, mas, sim, um estado de espírito”, complementa o chefe do Executivo Municipal, que, em seguida, declarou aberta oficialmente a 15ª Semana Farroupilha de Toledo

Oficinas e Fesfat – A programação do evento começou horas antes da cerimônia, com a visita de estudantes que participaram de oficinas de tradicionalismo, incluindo atividades sobre o nó de lenço, o preparo do chimarrão e lida campeira, ministradas por integrantes dos CTGs locais e da comitiva Marca de Casco.

Logo após a abertura, tiveram início as apresentações do 3º Festival Farroupilha de Toledo/Interpretação e Composição/Estadual (Fesfat), com as fases classificatórias das categorias Mirim, Juvenil e Composição Adulto. As apresentações continuam nesta quinta-feira (19), com as disputas nas categorias Adulto e Veterano. Os melhores de cada modalidade concorrem à final na noite de sexta-feira (20).