ESG em alta: Sicoob Confiança busca boas práticas na França para aplicação local
A tragédia climática do Rio Grande do Sul aqueceu as discussões relacionadas ao impacto ambiental, que de acordo com a comunidade científica está diretamente relacionada as emissões de carbono na atmosfera, e alerta para a incidência cada vez mais frequentes de fenômenos como esse.
Isso preocupa a comunidade como um todo, e o Sicoob tem no bem-estar social um dos seus grandes objetivos estratégicos. No início dos anos 2000, o termo ESG (referindo-se a Environmental, Social and Governance – ou Ambiental, Social e Governança, em português) começou a ser utilizado para colocar em evidência um conjunto de preocupações que empresas socialmente responsáveis deveriam adotar na execução de suas atividades, e logo foi possível perceber como as cooperativas estavam intimamente e naturalmente ligadas a esses temas.
“Entender o impacto e executar ações que tragam benefícios ao meio ambiente, que melhorem as relações sociais e na gestão da cooperativa tem sido uma constante na Sicoob Confiança, e temos melhorado a nossa pegada ESG ano após ano”, afirma o diretor Rogerio Griguc, que acaba de retornar de uma viagem de estudos à França, onde pode conhecer boas práticas de cooperativas de diversos ramos, trazendo ideias para implementação local.
Durante uma imersão de 10 dias na Toulouse Business School, uma das escolas de negócios mais destacadas na Europa, foi possível estudar e discutir ações que estão sendo adotadas no primeiro mundo, e que podem impactar de maneira positiva o nosso futuro. Há a preocupação em tornar a comunidade consciente de que é responsabilidade de cada um, a partir de pequenos e simples gestos melhorar nossa relação social e gerar impactos positivos para nosso futuro. A percepção é de que na Europa, após um período em que Governo, Empresas e Pessoas empurravam a responsabilidade de um para o outro, houve uma conscientização de que todos tem o seu papel para uma construção consistente, e a partir daí muitas ações prosperaram.
“A nossa comunidade pode esperar o crescimento de ações da cooperativa para incentivar a comunidade a adotar posturas com melhor impacto, e que além de criar condições melhores para nossa vida em comunidade ainda podem melhorar o progresso financeiro dos associados”, afirmou Rogério.
A Sicoob Confiança está prestes a completar duas décadas de existência, e está se posicionando para uma atuação cada vez mais robusta em diversos segmentos, e ficamos satisfeitos ao ver que a preocupação com meio ambiente, impacto social e gestão responsável são fatores preponderantes na elaboração das atuais estratégias.