EUA confirmam segundo caso de gripe aviária em humano

EUA confirmam segundo caso de gripe aviária em humano
Publicado em 04/04/2024 às 5:47

Um trabalhador de uma fazenda de laticínios no Texas, que teve “contato direto com gado leiteiro”, testou positivo para a gripe aviária, informou o Departamento de Serviços de Saúde do Estado na segunda-feira (1). Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) confirmaram o caso durante o fim de semana. O paciente encontra-se isolado e em recuperação do vírus H5N1.

O único sintoma apresentado foi uma inflamação ocular, conforme relatado pelo departamento de saúde do Texas. O tratamento está sendo feito com Oseltamivir, a versão genérica do antiviral Tamiflu.

O departamento está colaborando com parceiros de saúde locais, estaduais e federais para investigar o caso e acompanhar quaisquer novos registros de gripe aviária. “Este caso não modifica o risco para o público em geral, que continua sendo baixo”, informou o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas em nota oficial.

O CDC também confirmou que o risco permanece baixo, mas está atento à situação.

“Como o vírus da gripe está em constante mutação, a vigilância e preparação contínuas são essenciais, e o CDC está agindo conforme necessário, caso haja mudanças na avaliação de risco à saúde pública. Trata-se de uma situação que está evoluindo, e o CDC fornecerá mais informações conforme novos dados relevantes estiverem disponíveis”, declarou a agência em comunicado.

Segundo a agência de saúde do Texas, o CDC informou que este é o primeiro caso de gripe H5N1 em uma pessoa associada ao gado leiteiro e o segundo caso nos EUA.

Um homem do Colorado, que teve contato direto com aves e participou do abate desses animais, contraiu gripe aviária em 2022.

O Departamento de Serviços de Saúde do Estado assegura que não existe risco para o suprimento comercial de leite.

A gripe aviária é um vírus influenza tipo A originário de aves, detectado em centenas de espécies como gaivotas, corujas e patos nos EUA desde 2022. Muitos mamíferos, especialmente no oeste e centro-oeste dos EUA, foram infectados durante o último surto. Relatos de infecção incluem ursos, raposas, gambás e focas.

Cientistas acreditam que esses animais foram infectados ao consumir ou entrar em contato com aves doentes.

O vírus pode ser transmitido por fezes e saliva, assim como pelo contato com superfícies contaminadas. Segundo o CDC, a transmissão da gripe aviária entre humanos por contato próximo é extremamente rara.

Os sintomas do vírus variam, podendo apresentar-se como uma gripe comum ou com vermelhidão nos olhos em casos leves, enquanto os casos graves podem evoluir para pneumonia.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)