Gramado, cidade turística ‘parte ao meio’ após forte chuva e bairro é evacuado
Um bairro de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi evacuado após as fortes chuvas que atingiram a cidade, entre sexta-feira (17) e sábado (18).
De acordo com a prefeitura, todas as residências do bairro Três Pinheiros foram interditadas devido ao risco de deslizamento de terras. As inúmeras rachaduras assustam os moradores. No sábado, duas pessoas morreram soterradas.
De acordo com a administração municipal, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e do Planejamento Urbano seguem trabalhando na avaliação das áreas críticas.
“Pelo menos, três grupos diferentes de profissionais atuam para elaborar pareceres técnicos e dar continuidade nas vistorias nos locais ainda não visitados após as fortes chuvas”, informou.
A empresa Azambuja Engenharia deve entregar um parecer e um plano de trabalho sobre as áreas visitadas ainda nesta semana, que terá como base o trabalho desenvolvido pelos técnicos das secretarias.
“São informações importantes e que aguardamos com ansiedade para saber quais atitudes tomar para garantir a segurança de toda a população”, destaca o prefeito Nestor Tissot.
Casas afetadas:
Bairro Três Pinheiro – Todas as residências interditadas no domingo (19) devido ao risco de deslizamento de terras.
Bairro Piratini, na Rua Nelson Dinnebier: 23 residências interditadas devido a rachaduras e deslizamento de terras, além de três veículos soterrados com perda total no sábado (18).
ERS-115: Uma residência interditada junto a antiga Famastil no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
Rua Ladeira da Azaleias, no bairro Planalto: interdição de todas as edificações da rua a partir do número 444, sendo uma residência, o Condomínio Residencial Ana Carolina e o Condomínio Residencial Don Felipe: Evacuado no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
Rua Alameda das Rosas, no bairro Planalto: Duas residências interditadas na terça (21).
Linha Caboclo, na Rua Moreira: Cinco residências interditadas na terça-feira (21) devido a rachaduras nas casas e risco de queda de barreira.
Abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho: 20 adultos e 11 crianças abrigadas.
Linha Marcondes baixa: Dois óbitos causados por soterramento no sábado (18).