Hamas tinha túnel de comando sob QG da ONU em Gaza, diz Israel

Hamas tinha túnel de comando sob QG da ONU em Gaza, diz Israel
Publicado em 12/02/2024 às 14:50

Forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares, chamando-a de nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas.

Engenheiros do Exército conduziram repórteres de meios de comunicação estrangeiros pelas passagens em um momento de crise para a UNRWA , que lançou uma investigação interna e viu uma série de países doadores congelarem o financiamento devido a alegações feitas no mês passado por Israel de que alguns de seus funcionários também atuaram como agentes do Hamas.

Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para manchar a UNRWA, que emprega 13 mil pessoas na Faixa de Gaza e tem sido uma tábua de salvação para a população dependente de ajuda durante anos. A agência gere escolas, clínicas de cuidados de saúde primários e outros serviços sociais, e distribui ajuda, descrevendo as suas atividades como puramente humanitárias. A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra de quatro meses contra a facção islâmica governante Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.

Os repórteres que participaram na viagem escoltada de perto entraram num poço próximo de uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até ao túnel revestido de betão. Vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, estreita e ocasionalmente sinuosa os levaram ao quartel-general da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.

O túnel, que os militares disseram ter 700 metros de comprimento e 18 metros de profundidade, às vezes se bifurcava, revelando salas laterais. Havia um espaço de escritório, com cofres de aço que haviam sido abertos e esvaziados. Havia um banheiro de azulejos. Uma grande câmara estava repleta de servidores de computador, outra com pilhas de baterias industriais.

“Tudo é conduzido daqui. Toda a energia dos túneis por onde você passou é alimentada daqui”, disse o tenente-coronel, que informou apenas o primeiro nome, Ido. “Este é um dos comandos centrais da inteligência. Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, onde comandou a maior parte do combate.” Mas Ido disse que o Hamas parecia ter evacuado face ao avanço israelita, cortando preventivamente os cabos de comunicação que, numa parte aérea da visita, ele mostrou a passar pelo chão da cave da sede da UNRWA.

Leia mais em: https://www.reuters.com/world/middle-east/hamas-had-command-tunnel-under-un-gaza-hq-israeli-military-says-2024-02-10/utm_source=the_news&utm_medium=newsletter&utm_campaign=12-02-2024