Incêndio em Parque Nacional avança para propriedades rurais de Altônia e queima área equivalente a 400 campos de futebol

Incêndio em Parque Nacional avança para propriedades rurais de Altônia e queima área equivalente a 400 campos de futebol
Publicado em 03/09/2024 às 15:50

O fogo que atinge há cerca de 15 dias o Parque Nacional de Ilha Grande extrapolou a área da unidade de conservação na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul e, neste fim de semana, chegou a propriedades rurais de Altônia, no noroeste do Paraná.

Levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros aponta que cerca de 4 milhões de metros quadrados – o equivalente a 400 campos de futebol – foram consumidos pelo incêndio no município.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) levanta as possíveis causas dos incêndios. Na noite desta segunda-feira (2) o órgão afirmou que todos os focos de incêndio estavam controlados. 

Além de Altônia, a unidade abrange os municípios paranaenses de Guaíra, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma.

Segundo a corporação, parte das plantações de Altônia também foi perdidas por causa das chamas.

Nas imagens, é possível ver o quão perto o fogo chegou das casas. Moradores e voluntários contam que tiveram que se mobilizar para tentar apagar as chamas.

“Jogamos água, os voluntários jogaram água de mangueira e o pessoal com o caminhão-pipa… A gente conseguiu conter o fogo, pelo menos para não pegar fogo nas casas”, relatou o autônomo Wagner Esmerdel Gomes.

No sábado (31), a intensidade da fumaça do incêndio de Altônia foi tão grande que em São Jorge do Patrocínio, a 14 km de distância, duas vacas morreram.

Cerca de 50 pessoas formaram uma força-tarefa para conter o avanço das chamas em direção às propriedades rurais. Entre eles, estavam bombeiros militares, brigadistas e voluntários.

Bombeiros de Pato Branco, Francisco Beltrão e Umuarama também estão em Altônia para ajudar no trabalho de prevenção.

“O pessoal veio com tecnologia, uso de drones que ajuda bastante nesse monitoramento e mapeamento dentro das possíveis áreas de risco que podem ser atingidas”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Jessé da Rosa.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa