Instabilidade climática prejudica a captação de água pelo SAAE
Até as 15h desta segunda-feira (9), o SAAE tinha 45% do abastecimento comprometido
O SAAE alerta que o nível de chuva registrado nos últimos dias dificulta a captação de água pela autarquia. A Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Linha Guarani, capta água do rio Arroio Fundo, que representa 15% do volume total de abastecimento diário, em dias com altos volumes de precipitação, a água fica suja, impossibilitando seu tratamento por um período, até que o nível de turbidez se normalize.
Em dias com instabilidade, alguns pontos da cidade registram quedas de energia elétrica, impossibilitando também a captação de água de poços por bombeamento. Ainda em dias com grandes volumes de chuva, as captações por minas são prejudicadas por apresentar nível de turbidez fora dos padrões. As captações superficiais (minas e rio), representam 40% da água captada e subterrâneas (poços) representam 60%, que alimentam os reservatórios, e em dias de chuva não conseguem operar em níveis normais.
Para que ocorra o abastecimento de água normalmente, toda a cadeia de água precisa funcionar, todos os poços, minas e captações precisam que seus volumes médios de vazão e captação sejam atingidos.
Ocorridos nos últimos dias
Na última sexta-feira (6), pela manhã, os reservatórios do SAAE estavam ainda com nível de água de 80%, mas no sábado (7) este volume caiu cerca de 15%, e no domingo (8) o volume caiu mais 50%.
Devido à instabilidade climática, diversos motivos ocasionaram o desabastecimento de água, dentre eles:
– Queda de energia;
– Drenagem comprometida devido à turbidez fora dos padrões;
– Rompimento de adutora (tubos que interligam o abastecimento de água);
Até as 15h desta segunda-feira (9), o SAAE tinha 45% do abastecimento comprometido pelos ocorridos listados acima.
Com informações de Assessoria