Julia Lorenzatto: a brasileira com mais medalhas de Ouro no Sul-Americano Júnior e Por Idades de Ginástica Rítmica
O Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Júnior e Por Idades 2024, realizado no Ginásio Constâncio Vieira em Aracaju, capital sergipana, entre os dias 05/12/2024 e 08/12/2024, contou com a participação de aproximadamente 300 ginastas de 10 países, e rendeu grandes resultados à atleta nova-santa-rosense Júlia Valentina Lorenzatto, acompanhada de sua técnica renomada: Gracieli Morais.
Julia atualmente reside em Toledo e é atleta da Associação de Ginástica Toledana (Agito). Ela foi convocada no último mês de outubro a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e, assim, participar do Campeonato Sul-Americano na categoria AC3 (11 e 12 anos) representando o País.
Julia, com apenas 11 anos, é a brasileira com mais medalhas de Ouro nesta competição sediada em Aracaju.
Ela brilhou ao se consagrar Campeã Sul-Americana Individual Geral AC3. Júlia também foi Campeã por Equipe e Campeã Máximo Acumulador. Nas Finais por Aparelho, deu um show, sendo medalhista de ouro por duas vezes – nas Mãos Livres e Aparelho Arco.
O Brasil encerrou a participação neste Campeonato com um total de 57 medalhas, sendo 42 de ouro, nove de prata e seis de bronze.
HISTÓRICO DE CONQUISTAS
A carreira brilhante da jovem ginasta Julia Lorenzatto é repleta de grandes conquistas.
Com uma rotina intensa de treinos e dedicação à Ginástica Rítmica (GR), Julia iniciou aos 5 anos de idade, ainda em Marechal Rondon, sua história enquanto ginasta. Com apenas 6 aninhos, já participou da 14ª Copa Oeste de GR em Toledo, em 2019.
Entre torneios e campeonatos em diversas cidades da região e estado, com 8 anos Julia passou a integrar a equipe Agito de Toledo, conquistando então o 3º lugar no Campeonato Paranaense Mãos Livres e 6º lugar no Aparelho Corda Pré Infantil II.
– 2022
No ano de 2022, Julia se consagrou Campeã Geral no Campeonato Paranaense Pré Infantil II, Campeã por Equipe, além de Campeã Paranaense Individual nas Mãos Livres e no Aparelho Corda.
Em meio a diversas medalhas, Julia chega ainda mais longe, levando o Estado do Paraná ao lugar mais alto do pódio, sendo a Campeã Nacional de Ginástica Rítmica Pré Infantil Nível I – Geral, Mãos Livres e Aparelho Corda – no final de 2022.
– 2023
Em 2023, entre as principais conquistas, como a de Vice Campeã Geral e no Aparelho Bola dos Jogos Escolares do Paraná, Julia também foi Campeã por Equipes nos Jogos Nacionais, e Campeã Paranaense Infantil Nível 1 nas Mãos Livres, no Aparelho Maças e Aparelho Bola, faturando ainda o Bronze no Aparelho Fita e no Individual Geral.
Em seguida, a ginasta foi Campeã Brasileira 2023 – Geral e Mãos Livres – e Vice Campeã no Aparelho Fita, sendo finalista em todos os aparelhos.
– 2024
O ano de 2024 não poderia ser diferente. Julia novamente se consagra a Campeã Paranaense Individual Geral (Infantil Nível I). Nas finais por aparelho, Julia conquistou o Ouro nas Mãos Livres e nos Aparelhos Fita e Arco, além da Prata no Aparelho Maças.
Já no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil 2024, Julia foi finalista nos 4 aparelhos e sagrou-se Campeã Brasileira no Aparelho Fita e Vice Campeã Geral do Campeonato.
Representando o Estado do Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Julia é a Campeã no Aparelho Maças e Vice Campeã Individual Geral, Por Equipes e no Aparelho Arco.
Finalizando 2024 de forma brilhante, Julia Valentina Lorenzatto foi convocada para o Sul-Americano sediado em Aracaju, garantindo sua vaga na Seleção Brasileira (categoria AC3). Ela faturou 5 medalhas de Ouro, sendo um grande destaque na competição.