Tropical FM
AO VIVO
🌤️
--°C
Umidade: --%
Quatro Pontes, PR
Weather Widget
🌤️
--°C
Umidade: --%
Quatro Pontes, PR
Mundo

Macron aberto à implantação de armas nucleares na Europa

AFrança está aberta a discutir a implantação de armas nucleares de seu país em outros lugares da Europa , disse o presidente francês Emmanuel Macron .

Em entrevista à emissora francesa TF1, Macron afirmou que os EUA já possuem aeronaves com armas nucleares na Europa. Ele acrescentou: “Estamos prontos para iniciar essa discussão.”

Macron disse que qualquer expansão da dissuasão nuclear da França para outros países europeus estaria sujeita a condições, incluindo a garantia de que o uso das bombas permanecesse exclusivamente nas mãos do presidente francês.

“Sempre houve uma dimensão europeia que leva em conta interesses vitais”, disse Macron.

Macron
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (à esquerda) e o presidente francês Emmanuel Macron em Kiev, em 10 de maio. Ludovic Marin/AP

Por que isso importa

De acordo com dados de 2024 do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, a França tem cerca de 280 ogivas nucleares que podem ser lançadas de seus submarinos ou jatos.

Macron é o líder do único país com armas nucleares na União Europeia , e seus comentários refletem a incerteza entre os países europeus sobre o compromisso nuclear dos EUA com o continente quando confrontados com a ameaça representada pela Rússia.

O que saber

Em uma entrevista na televisão francesa na terça-feira, Macron disse que os EUA tinham aeronaves com armas nucleares na Bélgica, Alemanha, Itália e Turquia e que Paris estava aberta a discutir a mesma medida.

Qualquer expansão da dissuasão nuclear da França para outros países europeus estaria sujeita a condições que ele definiria nas próximas semanas e meses.

Macron disse que a UE não pagaria pela segurança de terceiros e que qualquer decisão não seria tomada às custas de suas próprias capacidades de defesa.

Em março, Macron lançou a ideia de conversas com aliados europeus sobre como as armas nucleares francesas poderiam proteger o continente, e o chanceler alemão Friedrich Merz apoiou a perspectiva de seu país hospedar armas nucleares.

Outros membros da OTAN, Polônia, Dinamarca e Lituânia, que expressaram preocupação com a ameaça representada pela Rússia, disseram nos últimos meses que estão abertos a essa possibilidade.

O que as pessoas estão dizendo

O presidente francês Emmanuel Macron disse em 13 de maio : “Os americanos têm bombas em aviões na Bélgica, Alemanha, Itália e Turquia. Estamos prontos para iniciar essa discussão.”

O chanceler alemão Friedrich Merz disse em 9 de março : “Compartilhar armas nucleares é uma questão sobre a qual precisamos discutir.”

O que acontece depois

Enquanto Macron discutiu como a dissuasão nuclear da França pode proteger a Europa, Merz disse em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês que não há substituto para a garantia nuclear dos EUA para a Europa.

Redação em Tropical Notícias |  + posts

Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.