Novo pedágio prevê duplicação da BR 277 entre Cascavel e Nova Laranjeiras

Novo pedágio prevê duplicação da BR 277 entre Cascavel e Nova Laranjeiras
Publicado em 04/12/2024 às 11:18

O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê a duplicação da BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, na região Centro-Sul, até Cascavel, na região Oeste. O leilão ocorrerá no dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Devido à grande extensão do trecho, nesta segunda matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) sobre o lote, serão abordadas as obras entre o entroncamento com a PR-473 em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul, até Cascavel, enquanto a próxima matéria tratará da duplicação da BR-277 entre Prudentópolis e Nova Laranjeiras. A primeira matéria cobriu as obras entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Serão seis segmentos de duplicação da rodovia federal, todos interligados, que vão do km 480 ao km 575, totalizando 95 quilômetros de pistas duplicadas, passando pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas. Essas obras representam a maior parte das intervenções previstas para esse trecho da concessão, incluindo também as melhorias detalhadas a seguir para cada município.

NOVA LARANJEIRAS – A rotatória da BR-277 com a PR-473 será substituída por um novo viaduto do tipo Trombeta, com três ramos de acesso, organizando o tráfego de veículos entre a rodovia estadual e a rodovia federal duplicada. Além disso, serão construídos dois viadutos do tipo Diamante, no km 484+500 e no km 494+200, este último no distrito de Guarani, que também receberá 1,6 quilômetro de nova via marginal. A rodovia será iluminada na área da serra, do km 482 ao km 491, e haverá a construção de uma nova ponte sobre o Rio Pereira no km 480+550 e outra sobre o Rio Guarani no km 495+660, na divisa com Guaraniaçu.

GUARANIAÇU – Em Guaraniaçu, está previsto um viaduto do tipo Diamante no km 499, uma nova passagem inferior no entroncamento com a linha de trem no km 503+540, uma correção de traçado e um viaduto do tipo Parclo no km 504. Também serão construídos três viadutos do tipo Diamante no km 507+020, km 512+500 e km 518+600. Para o perímetro urbano, será implantada uma nova via marginal de 1,6 quilômetro na entrada do município, que terminará em uma rotatória substituída por um viaduto do tipo Diamante, no km 521+300. No final do perímetro, será construído um viaduto Trombeta, no km 524+900.

IBEMA – As obras em Ibema ocorrerão exclusivamente no perímetro urbano, com vias marginais em ambos os sentidos da BR-277, entre o km 538 e o km 539, e um novo viaduto do tipo Diamante no km 538+500, que substituirá o atual entroncamento com as vias municipais.

CASCAVEL – As demais obras de duplicação serão executadas em Cascavel, com quatro viadutos do tipo Diamante, localizados no km 557+200, km 562+400, km 569+200 e km 572+300. Também será construída mais uma passagem inferior no entroncamento com a linha de trem, no km 574+730, e um viaduto Parclo no km 575+400.

LOTE – O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias também prevê a duplicação da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Estima-se um investimento de aproximadamente R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão, que abrange 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

Fonte: AEN-PR