Paraguai pode ganhar duas cataratas na região de fronteira
Em breve, a geografia turística da fronteira poderá exibir duas novas cataratas no mapa da região trinacional. Está em tramitação, no Congresso Nacional do Paraguai, um projeto de lei para alterar o nome de dois conjuntos de cachoeiras em afluentes do Rio Paraná.
A matéria, proposta por deputados do departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, prevê que os atuais Saltos del Monday, em Presidente Franco, e os Saltos del Ñacunday, em Ñacunday, tenham mudança em sua nomenclatura.
A proposta, que já recebeu o aval da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática, estabelece que as paisagens passem a ser chamadas, de forma oficial, como Cataratas del Monday e Cataratas del Ñacunday.
“A palavra cataratas chama mais atenção dos turistas, que quando chegam aos locais demonstram uma impressão positiva”, justificou o presidente da comissão, deputado Jorge Barressi, do governista Partido Colorado.
Nessa quarta-feira (26), a matéria chegou a ser incluída na pauta da sessão ordinária da Câmara dos Deputados para votação. Se aprovada na Câmara e no Senado, será encaminhada ao presidente Santiago Peña para sanção ou veto.