Presidente da Câmara de Toledo preso por porte ilegal de arma

Presidente da Câmara de Toledo preso por porte ilegal de arma
Publicado em 01/07/2024 às 6:48

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, vereador Edimilson ‘Dudu’ Dias Barbosa, foi preso pela Polícia Militar nesta sexta-feira (28/06). Ele é flagrado, por volta das 18h, em posse de uma arma de fogo, no distrito de Novo Sobradinho, interior de Toledo.

Uma equipe da Patrulha Rural do 19º Batalhão da Polícia Militar fez o flagrante.

Duda faz parte da base de apoio do prefeito Beto Lunitti no Legislativo estava acompanhado de outras pessoas, que foram liberadas. Dudu era o líder do Governo nos primeiros dois anos da gestão de Beto Lunitti.

A arma que levou Dudu Barbosa à prisão é uma pistola calibre 9mm, considerada de uso restrito.

Diante dessa circunstância, o presidente da Câmara Municipal de Toledo foi conduzido à 20ª Subdivisão Policial.

Ele aguarda o trâmite da Autoridade Policial, que deverá encaminhar o caso para o Poder Judiciário.

Tiros no interior

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe da Patrulha Rural, em Linha Floriano, ouviu alguns disparos de arma de fogo vindo de uma área de mata. Após diligências, a equipe chegou a um morador que indicou de onde vinham os tiros.

No local estavam quatro pessoas (uma mulher e três homens). A arma estava com o vereador Dudu Barbosa. Questionado sobre a arma, ele afirmou ter adquirido as munições numa loja esportiva de Toledo e que teria ido àquela região para “treinar no mato”. Dudu afirmou não ter registro para porte de arma.

A arma é uma pistola 9mm, marca Taurus, modelo G3C.

O vereador foi encaminhado à sede do 19ª BPM para confecção do Boletim de Ocorrência.

O secretário municipal Diego Bonaldo (Indústria e Comércio) também estava no local junto com Leticia Mallman e Marcos Roberto de Oliveira. Todos foram liberados.

O outro lado

A assessoria do Presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, vem a público esclarecer os fatos ocorridos recentemente e que têm sido alvo de especulações infundadas.

Segundo nota de sua assessoria, o vereador Dudu Barbosa, enquanto praticava tiro em uma área próxima à Linha Floriano, foi abordado pela Polícia Militar em uma patrulha de rotina. Durante a abordagem, a polícia verificou que tanto a arma quanto a munição estavam devidamente registradas, conforme exigido pela legislação vigente.

O vereador Dudu Barbosa foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos, seguindo o procedimento padrão adotado pelas autoridades em situações como esta. Reiteramos que em nenhum momento houve qualquer irregularidade por parte do vereador, que sempre agiu dentro da legalidade e em respeito às normas de segurança.

Dudu Barbosa entende e apoia os procedimentos da Polícia Militar, que visam garantir a segurança de todos os cidadãos. “Reforçamos que o vereador está totalmente disponível para cooperar com as autoridades e esclarecer qualquer dúvida que venha a surgir”, traz a nota.

“Infelizmente, observamos que alguns veículos de comunicação e indivíduos nas redes sociais têm disseminado informações falsas e distorcidas sobre o ocorrido. Alertamos que a divulgação de fake news é crime, conforme previsto na legislação brasileira, e os responsáveis por propagar tais informações serão responsabilizados judicialmente”, comentou a assessoria do vereador.

A assessoria do vereador Dudu Barbosa está à disposição para fornecer maiores esclarecimentos e reafirma seu compromisso com a transparência e a verdade. Pedimos à população que confie nas informações oficiais e desconsiderem boatos sem fundamento.