Presidente do Sindicato Rural de Marechal Rondon defende união da classe agropecuária
Na noite de ontem (02), Edio Chapla, presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, participou da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores de Marechal. Na oportunidade, ele defendeu a união da classe agropecuária para o fortalecimento do setor, através da participação no sistema sindical.
“O Sindicato Rural representa legalmente o produtor. É preciso aumentar o número de sindicalizados pela importância do agronegócio”, reforçou Edio Chapla ao apresentar o modo como o sistema está organizado no Paraná.
Marechal Cândido Rondon é um dos 163 municípios que contam com Sindicato Rural no Estado, sendo que a unidade rondonense ainda representa Quatro Pontes, Mercedes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.
Estes sindicatos integram a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), que se soma a outras 26 Federações, que formam a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Esta entidade, por sua vez, atua na defesa dos interesses dos produtores rurais de todo o país, inclusive, junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e tribunais superiores.
FAEP e Senar-PR
Com relação à FAEP, Edio Chapla explicou que ela tem como propósito defender os interesses dos sindicatos filiados e produtores rurais, elaborar estudos e proposições que elevem o índice da produtividade agropecuária e, consequentemente, fortalecer o agronegócio.
Para tanto, as ações da entidade estão divididas em nove comissões técnicas, entre elas algumas que estão relacionadas diretamente com a região Oeste do Paraná, como as de suinocultura, avicultura, bovinocultura, agricultura, hortifruticultura e meio ambiente.
Junto com a FAEP, o trabalho do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon é amparado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (Senar-PR), que disponibiliza a milhares de produtores, familiares, técnicos e estudantes diversos cursos visando a promoção social e melhora da qualidade de vida no campo.
Uma novidade do Senar-PR para 2025, anunciada por Edio Chapla na sessão da Câmara de Vereadores, é a criação de um trabalho de assistência técnica e gerencial. Através deste será oportunizado o acompanhamento de especialistas diretamente nas propriedades participantes do programa, que levarão informações sobre a administração da atividade rural que podem garantir o crescimento da produtividade e rentabilidade.
O presidente do Sindicato Rural encerrou a participação na Tribuna Popular enaltecendo o agronegócio paranaense, o qual é responsável atualmente por 77% das exportações do Estado, e que têm como principal destino a China.
“O Paraná é a quarta economia do País. Somos o maior produtor nacional de carnes e o segundo maior produtor de grãos. O Paraná é uma potência agrícola”, concluiu Edio Chapla.
Com informações de Assessoria.