Presidente do Sindicato Rural de Marechal Rondon defende união da classe agropecuária

Presidente do Sindicato Rural de Marechal Rondon defende união da classe agropecuária
Foto: Assessoria
Publicado em 03/12/2024 às 16:37

Na noite de ontem (02), Edio Chapla, presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, participou da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores de Marechal. Na oportunidade, ele defendeu a união da classe agropecuária para o fortalecimento do setor, através da participação no sistema sindical.

O Sindicato Rural representa legalmente o produtor. É preciso aumentar o número de sindicalizados pela importância do agronegócio”, reforçou Edio Chapla ao apresentar o modo como o sistema está organizado no Paraná.

Marechal Cândido Rondon é um dos 163 municípios que contam com Sindicato Rural no Estado, sendo que a unidade rondonense ainda representa Quatro Pontes, Mercedes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

Estes sindicatos integram a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), que se soma a outras 26 Federações, que formam a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Esta entidade, por sua vez, atua na defesa dos interesses dos produtores rurais de todo o país,  inclusive, junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e tribunais superiores.

FAEP e Senar-PR

Com relação à FAEP, Edio Chapla explicou que ela tem como propósito defender os interesses dos sindicatos filiados e produtores rurais, elaborar estudos e proposições que elevem o índice da produtividade agropecuária e, consequentemente, fortalecer o agronegócio.

Para tanto, as ações da entidade estão divididas em nove comissões técnicas, entre elas algumas que estão relacionadas diretamente com a região Oeste do Paraná, como as de suinocultura, avicultura, bovinocultura, agricultura, hortifruticultura e meio ambiente.

Junto com a FAEP, o trabalho do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon é amparado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (Senar-PR), que disponibiliza a milhares de produtores, familiares, técnicos e estudantes diversos cursos visando a promoção social e melhora da qualidade de vida no campo.

Uma novidade do Senar-PR para 2025, anunciada por Edio Chapla na sessão da Câmara de Vereadores, é a criação de um trabalho de assistência técnica e gerencial. Através deste será oportunizado o acompanhamento de especialistas diretamente nas propriedades participantes do programa, que levarão informações sobre a administração da atividade rural que podem garantir o crescimento da produtividade e rentabilidade.

O presidente do Sindicato Rural encerrou a participação na Tribuna Popular enaltecendo o agronegócio paranaense, o qual é responsável atualmente por 77% das exportações do Estado, e que têm como principal destino a China.

O Paraná é a quarta economia do País. Somos o maior produtor nacional de carnes e o segundo maior produtor de grãos. O Paraná é uma potência agrícola”, concluiu Edio Chapla.

Com informações de Assessoria.