Quase mil pessoas estão fora de casa após temporais atingirem cidades do RS
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (26) expulsaram quase 1 mil pessoas de casa. De acordo com a Defesa Civil, são 560 desalojados (que estão abrigados em casas de familiares, por exemplo) e 305 desabrigados (morando de forma provisória em espaços disponibilizados pelo poder público) em 9 cidades.
Veja as cidades atingidas:
- Bagé: 26 desalojados
- Barão do Triunfo: 2 desalojados
- Camaquã: 500 desalojados e 200 desabrigados
- Cerrito: 40 desabrigados
- Dom Pedrito: 4 desabrigados
- Lavras do Sul: 4 desalojados
- Pedro Osório: 20 desalojados e 24 desabrigados
- Pelotas: 8 desalojados e 19 desabrigados
- Rio Grande: 18 desabrigados
Ainda em maio deste ano, a maior parte do estado gaúcho foi atingido por enchentes causadas por temporais. Milhões de pessoas foram atingidas e 183 morreram.
Agora, 31 cidades sofreram algum tipo de estrago. Camaquã foi a cidade mais impactada. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o município acumulou 187 milímetros de chuva em um só dia, enquanto a média para o mês é de 165 milímetros. Segundo a Defesa Civil do município, as rajadas de vento passaram de 100 km/h. Os estragos fizeram com que a prefeitura declarasse situação de emergência.
Em Piratini, moradores da cidade fotografaram pedras de gelo com até 7 centímetros de diâmetro e quase 200 gramas de peso que caíram sobre o município. Dom Pedrito também registrou queda de granizo.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa