Quatropontense denuncia maus-tratos a animais e a morte de dois pets de sua família por envenenamento
Na tarde de ontem (15), a reportagem da Rádio Tropical FM recebeu um relato preocupante de uma ouvinte residente no bairro Tropical, em Quatro Pontes. A ouvinte, que preferiu não se identificar, denunciou um caso de envenenamento de animais, que já resultou na morte de dois gatos, ambos queridos pela sua família.
Segundo o relato, o primeiro incidente ocorreu na semana passada, quando o gatinho de estimação de seu filho apresentou sintomas claros de envenenamento logo pela manhã. Apesar dos esforços para salvá-lo, o animal não resistiu. A tragédia se repetiu na manhã de ontem, quando outro gato da família, chamado Tião, também sucumbiu aos mesmos sintomas. A ouvinte, visivelmente abalada, relatou a tristeza profunda que seu filho sentiu ao perder seus animais de estimação e expressou sua indignação com a crueldade dos responsáveis por esses atos.
Apelo à Consciência da Comunidade
A ouvinte, em seu relato à Rádio Tropical FM, fez um apelo emocionado para que as pessoas reflitam sobre as consequências de suas ações. “Eles não conseguem se defender desse tipo de pessoa, não fazem mal a ninguém”, disse ela. “Pessoas que fazem isso têm que parar e pensar que esses animais têm uma criança esperando por eles em casa. A dor que essa criança sente ao ver seu animal de estimação morto é imensurável.”
Maus-Tratos a Animais é Crime
Casos como este, infelizmente, não são isolados e configuram crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Quem pratica, fere ou mutila animais, sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode ser punido com penas severas.
Em setembro de 2020, a Lei nº 14.064, também conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. Agora, a pena para quem comete tais crimes pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal.
Proteja os Animais, Denuncie Maus-Tratos
A Rádio Tropical FM se solidariza com a ouvinte e sua família, e reforça a importância de proteger os animais e denunciar quaisquer casos de maus-tratos às autoridades competentes. Se você presenciar ou souber de casos como este, denuncie à polícia ou à Vigilância Sanitária de seu município. Sua denúncia pode salvar vidas e impedir que mais famílias passem por essa dor.
Os animais merecem respeito, cuidado e proteção. Vamos juntos lutar contra a crueldade e promover uma comunidade mais consciente e compassiva.