Quatropontenses tem palestra sobre uso de medicamentos na gestação e amamentação
As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social realizaram na última quinta-feira (30), na Casa da Cultura, mais um Encontro de Gestantes, integrando o projeto ‘Mãe Quatropontense’. Em pauta, o ‘Uso de medicamentos na gestação e amamentação’, assunto que foi explanado pela farmacêutica da farmácia municipal, Gilcielen de Oliveira Carreiro.
A profissional explicou importantes tópicos, como riscos da utilização de medicamentos na gestação sem orientação de profissionais de saúde; como os medicamentos podem interferir no desenvolvimento do bebê e na saúde da mãe e por quais mecanismos estes fatores podem ocorrer; orientações sobre o uso de plantas medicinais e medicamentos de venda sem prescrição, os quais também podem causar prejuízos durante a gestação; quais questionamentos uma gestante, mulher que amamenta ou que planeja engravidar deve realizar aos profissionais de saúde; medicamentos na amamentação, quais os riscos e onde buscar orientações; importância de utilizar os medicamentos prescritos pelo médico para gestação segura; cinco momentos para uso seguro de medicamentos pela população em geral; e suplementação de vitaminas e ferro durante a gravidez. Além do esclarecimento, as gestantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas.
O encontro foi aberto pela enfermeira coordenadora da equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Diani Kolling. Ao final, houve entrega de kits de banheira e itens para os cuidados do bebê às gestantes em fase final, que completaram o número de participação nos encontros. Teve, ainda, sorteio de brindes e coffee break.
Projeto
O projeto é desenvolvido por meio da equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo de responsabilidade da enfermeira coordenadora da ESF, Diani Kolling. Atualmente, o município conta com 22 gestantes. Os encontros são mensais e objetivam a atenção primária de qualidade, resolutiva e ordenadora do cuidado com ações do pré-natal e puerpério, além de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Também visam oferecer apoio biopsicossocial para gestantes da área de abrangência do município, bem como promover a saúde e o bem-estar social no período gestacional e puerperal e fornecer informações, materiais e medicamentos essenciais para o cuidado do bebê.