Revenda de carros elétricos vira dor de cabeça para concessionárias

Revenda de carros elétricos vira dor de cabeça para concessionárias
Publicado em 17/10/2024 às 15:08

Há 2 anos, alguns modelos de veículos elétricos usados eram vendidos por um preço igual ou superior ao dos novos. Hoje, eles são algumas das maiores pechinchas no lote de carros usados nos EUA.

Em setembro, por exemplo, o preço médio de um EV com 3 anos de uso era de cerca de US$ 28.400, menos do que o de um movido a gasolina da mesma idade e 25% a menos em relação ao início de 2023. Os dados não mentem.

Explicando. Antes, uma crise na cadeia de abastecimento resultou numa escassez mais ampla de automóveis, aumentando consequentemente o preço dos carros elétricos usados.

  • Agora, a dinâmica mudou e muitas concessionárias estão com seus lotes cheios de EVs não vendidos. Isso sem contar que empresas como a Tesla reduziram “drasticamente” o preço de modelo novos.

Acontece que, embora essa enxurrada de descontos tenha ajudado a impulsionar a venda desses automóveis, ela também fez com que os preços dos veículos elétricos usados despencassem.

Por um lado, essa queda pode ampliar o apelo dos EVs a compradores com orçamentos mais apertados. Por outro, ela prejudica os atuais proprietários, que viram seus carros perderem cerca de US$ 10 mil em valor de mercado.

Looking forward. Para tentar controlar o mercado de veículos elétricos usados, as montadoras estão reduzindo sua produção e adiando seus planos de expansão. Algumas também estão sendo mais cautelosas com o arrendamento de EVs para preservar os valores de revenda.

The News.