Saudi Aramco assina acordo de desenvolvimento com a gigante chinesa de veículos elétricos BYD
A gigante petrolífera saudita Aramco assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a fabricante chinesa de veículos elétricos (VE) BYD para explorar a colaboração no desenvolvimento de novas tecnologias de veículos de energia, disse a Aramco na segunda-feira. O acordo, assinado pela Saudi Aramco Technologies Company (SATC), unidade da Aramco, visa melhorar a eficiência dos veículos e o desempenho ambiental, à medida que o reino intensifica os esforços para a transição para uma mobilidade mais limpa.
O acordo ocorre depois que a fabricante americana de veículos elétricos Tesla lançou sua presença na Arábia Saudita com um evento em Riad em 10 de abril. A empresa busca reavivar as vendas globais, que caíram 13% no primeiro trimestre de 2025 em meio à intensificação da competição e à controvérsia política em andamento em torno do CEO Elon Musk. “A Aramco está explorando diversas maneiras de otimizar potencialmente a eficiência do transporte, desde combustíveis inovadores com menor teor de carbono até conceitos avançados de trem de força”, disse Ali A. Al-Meshari, vice-presidente sênior de Supervisão e Coordenação de Tecnologia da Aramco .A Arábia Saudita estabeleceu uma meta ambiciosa de aumentar a adoção de veículos elétricos de 1% para 30% em cinco anos. No entanto, o reino enfrenta desafios de infraestrutura, com apenas 101 estações de carregamento de veículos elétricos registradas até 2024.
A Tesla anunciou planos para lançar vendas on-line, lojas pop-up e estações Supercharger em importantes cidades sauditas para dar suporte à sua expansão. A Tesla e a BYD, as duas maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, estão cada vez mais competindo pelo domínio do mercado global, à medida que o rápido crescimento da BYD e seus modelos de menor custo pressionam a participação da Tesla em regiões importantes.
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.













