Tempestades com altos volumes de chuva atingem o Paraná no fim de semana, prevê o Simepar
O fim de semana será de alívio no calor, principalmente na faixa Leste do Paraná. No Interior, entretanto, mesmo com a leve redução das temperaturas máximas, os termômetros ainda chegam perto dos 30°C. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e uma frente fria que passará pelo oceano favorecem a formação de nuvens de tempestade, e volumes altos de chuva devem ser registrados em especial na faixa litorânea.
Na manhã desta sexta-feira (20), algumas áreas de instabilidade já atuam na região Oeste. Entre 8h e 9h Palotina já tinha registrado 4,2 mm de chuva. “Nesta sexta-feira estamos com a presença de um sistema de baixa pressão atuando entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil. Este sistema de baixa pressão favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade. Gradualmente, essas áreas de chuva se deslocam de Sudoeste para Nordeste alterando as condições do tempo em praticamente todo o Paraná”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
No Norte do Paraná as temperaturas ainda chegam até 35°C nesta sexta-feira. O ambiente aquecido é combustível para a formação de tempestades, com maior um potencial no Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste do Paraná (entre Curitiba e as praias). No Litoral, em específico, a preocupação maior é com o volume de chuvas, que será alto em algumas cidades.
“Há também o avanço de uma frente fria pelo oceano. Apesar de estar distante do Paraná, gradualmente com o afastamento desse sistema até o sábado em direção ao oceano, ocorrerá uma mudança na direção dos ventos especialmente no setor Leste. Portanto na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a partir da noite desta sexta, o vento passa a soprar de Leste e Sudeste, transportando bastante umidade do oceano”, detalha Samuel.
Tanta umidade poderá ocasionar acumulados de chuva acima de 100 mm em algumas cidades do Litoral paranaense, e especialmente na região da Serra do Mar os volumes podem alcançar valores perto dos 200 milímetros nas próximas 24 horas a 48 horas.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil Estadual, aponta nesta sexta-feira (20) risco alto em toda a metade sul do Paraná para tempestades pontualmente severas com chuva forte em curto espaço de tempo, alagamentos, intensas rajadas de vento, podendo provocar destelhamentos e quedas de galho de árvores.

FIM DE SEMANA – No sábado as temperaturas terão declínio mais acentuado na faixa Leste, devido à maior presença de nuvens e chuva que ocorrerá em vários momentos do dia. Em Curitiba as temperaturas máximas, que podem alcançar os 29°C na sexta (20), chegam apenas aos 23°C entre sábado (21) e segunda-feira (23). Em Antonina, as máximas podem chegar a 30°C na sexta (20), mas caem para valores entre 24°C e 25°C entre sábado (21) e segunda (23). A partir de terça-feira (24) as temperaturas voltam a subir gradativamente.
Já no Interior do Paraná o sábado será abafado e a previsão indica risco de novas tempestades entre o Oeste, o Noroeste e o Norte, onde as temperaturas máximas devem ficar perto da casa dos 30°C. No domingo (22), no Oeste, as temperaturas terão leve declínio, chegando à casa dos 26°C a 27°C, e já voltam a subir na segunda-feira (23). No Norte as temperaturas máximas só devem reduzir um pouco mais na terça-feira (24), chegando a valores entre 25°C e 27°C.
Ainda no domingo (22), a chuva pode ocorrer de forma ocasional, especialmente no período de maior aquecimento. “A chance de tempestades no interior do estado, no domingo, é um pouco mais baixa. Já no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, o vento continua transportando bastante umidade do oceano, por isso o céu vai se manter com muitas nuvens, pouca variação das temperaturas e com chuvas ocorrendo de forma ocasional ao longo do dia”, afirma Samuel.
Na segunda-feira (23), a condição de instabilidade ainda persiste no Paraná em virtude da presença de um ar bastante aquecido e úmido. Por este motivo, é importante que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual, que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar.
Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Fonte: AEN/PR
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.














