Trump e Putin encerram reunião sem acordo, mas com “diálogo produtivo”
O encontro realizado nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo Vladimir Putin, terminou sem acordo em relação à guerra na Ucrânia.
Em um pronunciamento conjunto após quase três horas de reunião, Trump disse que os dois lados haviam feito “progresso”, mas que não haviam chegado a um consenso em relação a todos itens que estiveram em pauta durante a conversa.
Sem dar detalhes sobre o que foi discutido, o presidente americano declarou ter considerado o diálogo “extremamente produtivo”, acrescentando que alguns pontos ainda precisavam ser decididos e que avaliava haver uma “chance muito boa” de mais avanço.
Trump concluiu sua fala afirmando que faria ligações na sequência aos aliados dos EUA da Otan e ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. As conversas aconteceram na manhã deste sábado (16).
O pronunciamento no Alasca terminou sem que os líderes respondessem a perguntas da imprensa e com um comentário de Putin, que disse, em inglês: “Próxima vez em Moscou”.
Trump declarou durante a campanha eleitoral à Casa Branca que acabaria com a guerra na Ucrânia em até 24 horas após assumir o cargo, o que não aconteceu, e vem tentando, sem sucesso, encerrar o conflito.
O encontro no Alasca foi anunciado em 8 de agosto, na data em que se esgotou o prazo estabelecido por ele para que o líder russo aceitasse um cessar-fogo imediato ou enfrentasse sanções mais duras dos EUA, que acabaram não sendo impostas até o momento.
Putin tem exigido controle de regiões atualmente ocupadas pela Rússia como condição para discutir um cessar-fogo, enquanto a Ucrânia reitera que não tem intenção de ceder os territórios que foram invadidos.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rechaçou a ideia de “trocas” territoriais: “Não vamos recompensar a Rússia pelo que ela cometeu”, declarou há alguns dias.
Donald Trump, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reunirão na Casa Branca na segunda-feira (18). A reunião, segundo os dois lados, vai tratar dos próximos passos na tentativa de colocar um fim na guerra da Ucrânia
Fonte: BBC e G1
Formado em Produção Audiovisual e Cinema, editor de vídeo e entusiasta de tecnologia. Combina criatividade audiovisual com paixão por inovação para traduzir tendências tecnológicas em realidade.













