Vigilância Sanitária promove 9ª Campanha de Guarda Responsável de Cães e Gatos na Escola Municipal Dona Leopoldina

Vigilância Sanitária promove 9ª Campanha de Guarda Responsável de Cães e Gatos na Escola Municipal Dona Leopoldina
Publicado em 08/12/2023 às 15:40

Com o objetivo de esclarecer aos alunos do 4º e 5º ano sobre Guarda Responsável, o Setor de Vigilância Sanitária de Quatro Pontes, ligado à Secretaria de Saúde, realizou a 9ª Campanha de Guarda Responsável de Cães e Gatos junto à Escola Municipal Dona Leopoldina. E explanação foi realizada pela médica veterinária do município, Rosangela Zuanazzi Leobet.

A Guarda Responsável consiste em medidas básicas que devem ser seguidas pela família ou responsável que decida ter um animal de estimação. A prática implica no comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família para que o mesmo conviva em harmonia no ambiente na qual foi inserido.

Cães e gatos são animais domésticos e é preciso lembrar que eles também precisam de algumas coisas, assim como nós, desde água limpa e comida, abrigo do frio, sol e chuva, atenção e carinho, espaço para brincar, vacinas e cuidados veterinários, banhos e escovação, além de passeios para se exercitar, gastar energia e socializar com outros cães e humanos.

Castração

Outro assunto abordado na explanação foi a castração de animais. O tutor responsável castra os seus animais, evitando a superpopulação e o abandono de filhotes, que muitas vezes são adotados por impulso e assim que crescem são rejeitados e colocados nas ruas.

O abandono de animais é crime, de acordo com a lei federal nº 9.605/1998, e gera o sofrimento do animal, acidentes em rodovias, agressões a humanos e a outros animais e a disseminação de zoonoses (doenças transmitidas de animais para seres humanos), gerando impactos, inclusive, na fauna silvestre.

A adoção por impulso está intrinsecamente ligada ao abandono. Por isso, explica a médica veterinária, antes de adotar um animal de companhia, o futuro tutor precisa estar ciente de que o pet precisará de cuidados constantes e, uma vez adotado, passará a ser de sua responsabilidade até o fim da vida. “É preciso ter a consciência de que ter um animal de companhia requer planejamento e, acima de tudo, o exercício da guarda responsável”, diz.