Virada Cultural em Toledo tem show de Marcelo Falcão, Herança e mais
As apresentações musicais serão realizadas em dois palcos instalados no Parque Diva Paim Barth: Lado A e Lado B, nomes escolhidos em alusão a antigas mídias de música, como discos de vinil e fitas cassetes. Entre os destaques estão artistas consagrados no cenário nacional: na sexta-feira (6), a banda Vanguart abre a programação; no sábado (7), o grupo Jovem Dionísio e o cantor Marcelo Falcão comandam os shows; e no domingo (8), o grupo Herança encerra o evento.
O rapper congolês Wugala Flama, que se apresentará entre os dois shows principais da noite de sábado, será a atração internacional do evento. Ele vem por intermédio de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, gerenciados pelo Ministério da Cultura.
A secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta, ressalta a importância da Virada Cultural para o fortalecimento da produção artística local e para a valorização da cultura regional. “A Virada Cultural não só promove a criatividade e a produção artística de Toledo, como também proporciona uma oportunidade única para que nossos talentos dividam o palco com grandes nomes da música nacional. Isso contribui para consolidar Toledo como um importante polo cultural no Brasil, atraindo visitantes e impulsionando o turismo cultural na cidade”, analisa.
Marcelo Falcão – Cantor e compositor conhecido como vocalista do O Rappa, Marcelo Falcão iniciou sua carreira musical ao integrar este grupo em 1992, destacando-se por suas letras intensas e performances energéticas. É também criador do projeto Loucomotivos e lançou um álbum solo, Viver (Mais Leve que o Ar), em 2018. Ele também se envolveu com causas sociais, utilizando a música para refletir sobre temas como identidade e resistência.
Herança – Com mais de 30 anos de carreira, conhecido por seu estilo único que mistura ritmos e tradições, o grupo é formado por Jaime Schulz Jr. (vocal), Sidnei Schulz (acordeon e vocal), Fábio Schulz (bateria), Roberto de Sá (contrabaixo), Dilton Rodrigues (guitarra) e Fernando Ghizoni (acordeon). Além de grandes sucessos nas rádios, eles têm conquistado, em três décadas de estrada, grandes multidões em shows, especialmente em feiras agropecuárias, mantendo sua originalidade e popularidade por todo o Brasil.
Programação completa*
7/12 – SEXTA-FEIRA
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth
PALCO LADO B
19h – Um Sete Cinco
20h30 – Carmenn
22h – Los Coronezos
PALCO LADO A
19h45 – Banda SerPrati
21h15 – Carbox Band
22h45 – Vanguart
Local: Centro Cultural Oscar Silva/Biblioteca Pública Municipal
20h – Noite na Biblioteca (até 7h30 do dia seguinte)
8/12 – SÁBADO
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth
PALCO LADO A
16h15 – Marola
17h45 – Bombatrack
19h15 – Banda Madallena
20h45 – Jovem Dionísio
23h – Marcelo Falcão
PALCO LADO B
17h – Lulu
18h30 – The Scream
20h – Same Old Boy
22h15 – Wugala Flama
Local: Teatro Municipal de Toledo
18h – Moviment
18h20 – 5ª Essência Fetter Company
18h40 – DançArte
19h – Dumtakatá
9/12 – DOMINGO
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth
PALCO LADO A
16h – Mooz
17h30 – Stone Dogs
19h – Grupo Herança
PALCO LADO B
16h45 – Clarete
18h15 – Douglas Brito e banda Raul Rock Cover
Local: Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn
16h30 – Espetáculo “Chapezinho Vermelho” (DançArte Teatro)
17h30 – Apresentação dos músicos do projeto “Música nas Escolas”
* Programação sujeita a alterações