Chuva inesperada provoca caos em Toledo: alagamentos, quedas de energia e danos à infraestrutura
O município de Toledo, no Paraná, foi surpreendido na tarde desta segunda-feira (10) por uma intensa chuva que causou alagamentos e queda de energia em diversos pontos da cidade. O fenômeno, que não estava previsto pela meteorologia, também veio acompanhado de granizo, agravando ainda mais a situação.
Os bairros mais afetados foram o Jardim Gisela, Vila Industrial, Jardim Santa Maria, Jardim La Salle, Jardim Coopagro e o Centro, mais precisamente na região do Largo São Vicente de Paulo. A população local, pega de surpresa, relatou a queda de energia em inúmeros pontos da cidade, problema que tem sido recorrente nos últimos dias.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informou que pelo menos 10 árvores e alguns postes de iluminação pública caíram em várias áreas do município. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) estão trabalhando para a dessobstrução das vias. Em casos de emergência, a Defesa Civil de Toledo pode ser acionada pelo telefone (45) 3196-2357 ou pela Guarda Municipal, via 153.
A Companhia de Energia do Paraná (Copel) identificou um problema em um componente da subestação Toledo, que já foi retirado de operação, e acionou a garantia do fabricante. A empresa afirmou estar atuando para minimizar ocorrências de desligamentos provocados por fatores externos, como o temporal registrado no último dia 25 e outras intervenções na rede elétrica.
Apesar dos transtornos, a previsão do tempo indica que as pancadas de chuva devem ser mais esparsas até o fim da noite, com volumes baixos. Para terça-feira (11) e quarta-feira (12), a previsão é de tempo sem chuvas significativas, com a expectativa de novos períodos de precipitação apenas na quinta-feira (14), quando as chuvas podem atingir até 13 mm.
Com informações de Toledo News.

Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.













