Cuidado! Sicredi orienta sobre às falsas Centrais de Atendimento

Cuidado! Sicredi orienta sobre às falsas Centrais de Atendimento
Publicado em 14/06/2024 às 15:46

A Falsa Central é uma das principais modalidades de golpes financeiros em 2024. Há relatos que o volume já é três vezes maior que em 2023 e afeta todas as instituições financeiras do país.

Nos últimos dias percebemos um aumento das ligações se passando pelo Sicredi e em alguns casos simulando a voz do Theo.

Por isso, é muito importante estarmos atentos às ligações de pessoas ou de sistemas automatizados se passando por uma instituição financeira, que solicita dados pessoais e bancários (ex. senha, número de cartão ou códigos de segurança) ou induzem as vítimas a realizarem algum tipo de transação.

Em alguns casos, você poderá receber uma mensagem de uma “transação suspeita” via e-mail, SMS ou WhatsApp, orientando a ligar para uma Falsa Central. Por isso, para se proteger, fique atento:

  • O Sicredi não liga para pedir a realização de transações testes ou cancelamento de transações;
  • Se receber um contato de ligação com voz automatizada falando sobre transações realizadas em sua conta, mesmo que seja com a voz do Théo: “Encerre a ligação, acesse a sua conta para avaliar se há alguma irregularidade e se ainda tiver dúvidas, contate o seu gerente”.
  • Nunca repasse informações de senhas, códigos de segurança ou leitura de QRCode, se alguém pedir isso para você não forneça porque é golpe;
  • Não solicitamos a instalação de aplicativos de acesso remoto;
  • Caso os golpistas insistam em ligar para você, bloqueie o nº através do seu próprio celular e não atenda;
  • Tenha em mãos os contatos do seu gerente e dos canais oficiais do Sicredi.

Lembre-se, o conhecimento e a informação são as melhores armas contra os golpes. Compartilhe os cuidados com sua comunidade, família e amigos. Juntos somos muito mais seguros.