Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo

Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo
Publicado em 20/06/2024 às 14:29

A possibilidade de otimização e potencialização dos insumos utilizados na lavoura tem revolucionado o meio de cultivo nas lavouras.

Neste sentido, o engenheiro agrônomo da loja Agropecuária de Porto Mendes, Laércio Strohhaecker, conta um pouco e com base em sua experiência, como é a performance para uma boa produtividade exige outros fatores para o sucesso do ato em todos os tipos de cultivo.

Partindo da premissa que todo o cultivo deve utilizar sementes e insumos para garantir uma boa quantidade da população de plantas na área cultivada e o alcance do maior teto produtivo, Laércio conta que a performance dos demais insumos utilizados será resultado da interação entre:  a planta, manejo e ambiente. O desafio é buscar a melhor estratégia, considerando as necessidades pontuais de cada condição de solo, adequando a melhor combinação de tecnologias que permitam obter o melhor resultado possível.

Semeadura em taxa variável

Para além do uso de insumo e a utilização de uma certa quantidade de sementes, umas das tecnologias que está sendo muito utilizada entre os produtores é a semeadura em taxa variável, que consiste em uma forma de semeadura associada a agricultura de precisão que leva em consideração necessidades pontuais dentro da diversidade de condições de solo.

Esta prática se utiliza de tecnologia avançada para analisar a viabilidade de cada zona de talhão, olhando para dados históricos, condições atuais e diversas outras variáveis. Isso ajuda os agricultores a ter maior agilidade e precisão em sua tomada de decisão, e consequentemente mais produtividade em sua lavoura de forma sustentável e eficiente.