Soja: relatório aponta quebra de 16% na safra 2023/24

Soja: relatório aponta quebra de 16% na safra 2023/24
Publicado em 07/03/2024 às 5:55

Com a colheita praticamente encerrada na região de Toledo, dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontam quebra de, aproximadamente, 16% na safra 2023/24 da soja na Regional de Toledo. Os dados atualizados apontam uma quebra de 1.809.000 toneladas para 1.500.000 toneladas de produtividade do grão que foi plantado em uma área de 491.300 hectares.

De acordo com a engenheira agrônoma Jean Marie Ferrarini, do Deral, o clima foi um fator determinante nos resultados dessa safra. “Apesar de ser um ano de El Niño, as chuvas não foram suficientes na fase de formação de grãos”.

Em todo o estado, foram colhidos 52% dos 5,8 milhões de hectares de soja plantados. O relatório estima a produção em 18,2 milhões de toneladas, uma redução em torno de um milhão de toneladas em relação aos dados de janeiro. A perda no campo, até este momento, é estimada em 3,6 milhões de toneladas ou 16,4% para esta safra. O clima adverso, especialmente o calor intenso e a estiagem, reduziram a produção no campo em todo o estado, segundo o relatório.

MILHO – Em relação ao milho segunda safra, a área destinada do grão na Regional de Toledo é de 453 mil hectares com previsão de colher 3.100.000 toneladas. 90% das lavouras apresentam condição boa e apenas 10% têm condição mediana. De acordo com a engenheira agrônoma, as lavouras estão no estágio de desenvolvimento vegetativo e, apesar das chuvas irregulares das últimas semanas, não há perspectiva de alteração de produção.

“Precisa chover para regularizar o desenvolvimento da cultura. Há uma fase longa pela frente e o agricultor tem feito aplicações para pragas, lagartas e percevejos”, cita ao complementar que as expectativas do produtor para essa safra estão nas condições climáticas. “Só depende do clima para ser bom. Os preços no momento não são favoráveis, a lucratividade deverá ser menor, mesmo produzindo bem”, esclarece Jean Marie.

ESTADO – Em todo o Paraná, o plantio do milho segunda safra avançou nas últimas semanas. De acordo com o relatório do Deral já foram plantados 66% dos 2,4 milhões de hectares previstos para esta safra. Essa área teve um leve aumento desde janeiro e, com isso, a produção pode ser 3% maior do que no ciclo 22/23, somando aproximadamente 14,6 milhões de toneladas. As lavouras já plantadas têm condição boa para 94% da área e apenas 6% têm condição mediana.

*Com informações da AEN