Tendência de chuva para dez dias em boa parte do Brasil. Em Quatro Pontes choveu 10mm

Tendência de chuva para dez dias em boa parte do Brasil. Em Quatro Pontes choveu 10mm
Publicado em 15/01/2025 às 9:00

A previsão de chuva para dez dias no Brasil indica muita água no país, com elevados acumulados de precipitação em diversos estados, o que é razoável se esperar no mês de janeiro, que marca o auge da estação chuvosa no Centro-Oeste e no Sudeste do território nacional. Em Quatro Pontes chouveu 10mm entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira.

A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Sudeste dos estados do Amazonas e no Pará, em Rondônia e Tocantins. O Leste do Amapá sofre a influência da chamada Zona de Convergência Intertropical com muita chuva que atinge também Marajó.

Na Região Nordeste, a chuva aumentou muito em relação às últimas semanas e vai seguir com elevados volumes em vários pontos. As precipitações mais volumosas são esperadas no Maranhão, Piauí e Ceará, mas chove localmente forte em pontos dos demais estados nordestinos.

No Centro-Oeste, a tendência para os próximos dez dias indica muita chuva no estado do Mato Grosso com volumes elevados e localmente excessivos, o que deve prejudicar a colheita em diversas cidades. Chove bastante ainda em parte de Goiás. No Mato Grosso do Sul, a tendência é de menos chuva e precipitações irregulares, embora possa chover bastante isoladamente por conta de temporais pelo forte calor.

No Sudeste do Brasil, a chuva volta a aumentar no estado de São Paulo depois de vários dias com precipitações isoladas e falta de chuva em diversos pontos em pleno auge da temporada chuvosa. A chuva, por sua vez, deve diminuir em Minas Gerais, apesar de que pontos isolados podem ter chuva forte a intensa, como se viu no fim de semana no Vale do Aço. A chuva é irregular também no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

SECA NO SUL?

Destacamos que as pancadas isoladas no Centro do Brasil nos próximos dez dias devem se dar sob uma atmosfera aquecida, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.

Com Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)