Forte chuva causa queda de árvores, destelhamentos e falta de energia em Toledo e região
A forte chuva que atingiu Toledo no fim da tarde e início da noite de quinta-feira (28) provocou uma série de problemas pela cidade, incluindo quedas de árvores, destelhamentos e falhas no fornecimento de energia elétrica. A situação mobilizou equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, que estão trabalhando para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
Mesmo participando de um evento em Campinas-SP, o prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD) entrou em contato com as autoridades locais e convocou voluntários para reforçar as ações emergenciais. Entre os incidentes registrados, destacam-se o destelhamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hilda de Marchi, no Jardim Bressan, e a queda de árvores nas escolas Walter Fontana, na Vila Pioneiro e Tancredo de Almeida Neves, na Vila Boa Esperança.
Queda de árvores pela cidade, inclusive em veículos
Diversos pontos da cidade foram afetados pelas quedas de árvores. Na Avenida Maripá, no Centro, uma árvore caiu sobre dois veículos, enquanto na Rua Mário Fontana, na Vila Pioneiro, outra árvore atingiu um automóvel, com o momento capturado por uma câmera de segurança.
Já no cruzamento das ruas Piratini e Doutor Flores, também na área central, outra árvore caída complicou o trânsito. Outras quedas de árvore também foram apontadas pelas autoridades na Rua Alemanha, no Jardim Bandeirantes e no cruzamento das ruas Guaíra e Maranhão,
Outra queda de árvore também ocorreu na Rua Canrobert Pereira da Costa, também na área central do município.
Bela cena em um dos semáforos mais movimentados da cidade
Os problemas também chegaram aos semáforos da cidade. No cruzamento da Rua Santos Dumont com a Avenida Parigot de Souza, o equipamento parou de funcionar por volta das 18h devido à falta de energia. No entanto, uma cena inspiradora chamou a atenção: um motoboy que passava pelo local parou para organizar o trânsito, sinalizando a passagem dos veículos e evitando possíveis acidentes.
Vento forte derruba torre de rádio
O vendaval derrubou a torre da Rádio Guaçu FM. Com 110 metros de altura, a torre estava localizada as margens da BR-163, em uma área rural, no distrito de Dois Irmãos, na região da cooperativa Coamo.
A ação do vento retorceu a estrutura que caiu. Dos 110 metros de torre, 24 ficaram em pé.
A Rádio Guaçu de Toledo, é uma das mais antigas da região, com mais de 60 anos de atividades.
Utilidade Pública
O Departamento de Tecnologia da Informação (T.I) da Prefeitura alertou que a interrupção do fornecimento de energia pode causar instabilidades em alguns serviços. Equipes já estão atuando para normalizar a situação.
Diante do cenário, a Prefeitura de Toledo orienta que os moradores redobrem os cuidados ao transitar pela cidade e, se possível, permaneçam em casa até que as condições sejam totalmente restabelecidas.
Canais de atendimento para emergências:
– Quedas de árvores, fios, postes ou objetos na pista: Guarda Municipal (GM) (153) ou WhatsApp (45) 9-9129-1894.
– Falta de energia elétrica: Copel WhatsApp (41) 3013-8973.
As equipes seguem mobilizadas, priorizando a desobstrução de vias e a restauração da normalidade na cidade.
Falta de energia elétrica em Toledo e região
Eletricistas e técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão mobilizados e trabalham para avaliar os estragos e restabelecer o fornecimento de energia após um temporal com raios e rajadas de vento de mais de 100 km/h que atingiu a Região Oeste no fim da tarde desta quinta.
Na região foram registrados 737 serviços emergenciais no sistema da companhia. Cada emergência indica um ponto na rede que precisa ser inspecionado e reparado. Ao todo, 45 mil consumidores estão sem energia no Oeste. Os municípios mais afetados são Toledo, Missal, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Santa Helena e, na região Sudoeste, Verê. Em Santa Helena, foram registradas rajadas de vento de 106 km/h.
Segurança
A Copel reforça a orientação à população para que mantenha distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.
Com informações de Toledo News/Rádio Difusora