Lula demite Márcio Macêdo e chama Guilherme Boulos para fazer parte do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio foi feito após reunião realizada nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto. Boulos substituirá Márcio Macêdo, que deixará o posto após quase dois anos no governo. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).
Além de Macêdo e Boulos, participaram do encontro os ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social). Com a mudança, Lula reforça a presença de aliados do campo progressista no núcleo político do governo. Boulos, um dos principais nomes da esquerda brasileira, deve se licenciar do mandato de deputado federal para assumir o novo cargo.
O cargo de Boulos foi criado em 1990 e tem como competência coordenar e articular relações políticas do governo federal com diferentes segmentos da sociedade.
Na prática, é o órgão responsável por fazer a interlocução do governo com movimentos sociais.
Boulos ganhou projeção nacional justamente como líder de um movimento social, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Ele também tem participado nesta legislatura da mobilização de atos de rua, como no movimento contra a chamada PEC da Blindagem, a tentativa de alterar a Constituição para proteger parlamentares de processos criminais que acabou rejeitada.
Ele é tido como uma das principais lideranças da esquerda no país e visto por alguns como um dos possíveis sucessores do presidente Lula, que o apoiou durante a (ele terminou em segundo lugar na disputa).
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.











