Secretários Municipais de Quatro Pontes antecipam saída para disputa eleitoral
Com a proximidade das eleições municipais, os prazos para desincompatibilização tornam-se uma preocupação para aqueles que ocupam cargos públicos e desejam concorrer a novos desafios políticos. Em Quatro Pontes, três secretários municipais anunciaram sua saída de seus cargos, antecipando-se aos prazos estipulados para concorrerem a vagas na Câmara Municipal.
Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada pela pessoa interessada e a vaga a qual ela pretende concorrer, sendo calculados considerando a data do primeiro turno das eleições. Neste ano, o primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro.
Para aqueles que almejam uma vaga de vereador, o prazo de desincompatibilização é de seis meses antes do pleito, ou seja, dia 05 de abril (sexta passada). Já para a vaga de prefeito ou vice-prefeito, o prazo é reduzido para quatro meses.
Em Quatro Pontes, os secretários municipais agiram de acordo com esses prazos estabelecidos, alguns deles, eleitos na última eleição, retornam para suas cadeiras no legislativo, outros, ocupam a suplência:
- Silvestre Rohden, Secretário de Finanças: Silvestre ocupa agora como suplente a cadeira cedida pelo então vereador Carlos Becker. No entanto, antes dele, quem ocupava essa suplência era Anderson Biesdorf. Rohden decidiu antecipar sua saída da Secretaria de Finanças para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
- Cleunice Majolo, Secretária de Cultura e Esportes: Cleunice optou por se afastar da Secretaria de Cultura e Esportes para retornar à Câmara Municipal no lugar da suplente Lurdes Lunkes Kuns, buscando uma nova oportunidade no cenário político local.
- Davi Boufleuher, Secretário de Desenvolvimento Econômico: Davi também deixou seu cargo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para reassumir sua cadeira no legislativo municipal, ocupada até então por Eder Antoniak
Essas movimentações políticas evidenciam a preparação dos atores políticos locais para o pleito eleitoral que se aproxima, seguindo os prazos estabelecidos para garantir a lisura do processo democrático.