Quatro Pontes: Dr. Jeferson Carvalho realiza experimento de colheita manual de café com alunos
No dia 30 de maio de 2024, o professor Dr. Jeferson de Carvalho realizou a colheita manual dos frutos maduros de café na propriedade do senhor Gerson Olkowski, na Linha José Bonifácio, interior de Quatro Pontes. Participaram da atividade os alunos Eduardo Luís Grampe Olkowski e Matheus Braun.
A atividade envolveu um processo cuidadoso para garantir a qualidade dos grãos, que começou com a colheita manual, seguida pela lavagem dos frutos.
De acordo com Dr. Jeferson, o preparo dos frutos do café pode ser realizado por via úmida ou seca. “O preparo por via úmida consiste em descascar os frutos após a lavagem e separar os lotes. Este método resulta em cafés em pergaminho, que originam os chamados cafés cereja descascados ou despolpados”, explica. Esse processo é reconhecido por proporcionar uma bebida de alta qualidade, com sabores mais complexos.
Por outro lado, a via seca, que é mais comum no Brasil, envolve a secagem dos frutos inteiros, resultando em um café natural, onde os grãos são secos com a casca. “O processo de secagem dos frutos foi realizado sobre telado suspenso, o que ajuda a manter a qualidade dos grãos. Após estes processos, obtém-se um grão de café cru, pronto para a torra e preparo da bebida mais querida do Brasil”, conclui Dr. Jeferson.
A dedicação e o cuidado na colheita e no processamento são fundamentais para a produção de um café de alta qualidade, destacando a importância de técnicas tradicionais e a atenção aos detalhes para garantir a melhor experiência aos amantes do café.