Quatro Pontes e outros 43 municípios passam a testar novo sistema digital de atendimento de urgência do Samu
Quatro Pontes está entre os 43 municípios do oeste do Paraná que começaram a testar, na quinta-feira (26), o novo sistema Samu Mobile, ferramenta que promete revolucionar o atendimento de urgência na região. Implantado pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), o sistema digital substitui gradualmente o atual modelo de comunicação por rádio e telefone.
Mesmo com a novidade, a população continua acionando o Samu pelo número 192. O que muda é a tecnologia usada pelas equipes: agora, ambulâncias do Samu e do Siate passam a utilizar tablets conectados em tempo real às centrais de regulação. Com isso, dados dos pacientes, sinais vitais e outras informações importantes do atendimento poderão ser enviados instantaneamente para os médicos reguladores, eliminando a necessidade de ligações telefônicas ou preenchimento de fichas de papel.
“O objetivo é agilizar o atendimento e aumentar a eficiência no socorro. Assim que a equipe lança a informação, o médico já pode acessar e definir o destino do paciente. O hospital, inclusive, também vai saber que o paciente está a caminho e o que ele vai precisar”, explicou João Gabriel Avanci, diretor-geral do Consamu.
Atualmente, o processo ainda ocorre de forma manual, com anotações em pranchetas e contato telefônico, o que pode atrasar decisões importantes. A expectativa é que o novo sistema comece a operar de forma efetiva até o fim deste mês, depois do treinamento das equipes e ajustes finais.
O Samu Mobile está sendo implantado em cinco etapas e deve chegar a todo o estado até julho de 2027. O projeto integra o programa Paraná Eficiente, financiado pelo Banco Mundial, com investimento previsto de US$ 130 milhões — sendo US$ 53,6 milhões já aplicados.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a iniciativa faz parte do processo de digitalização da Rede de Atenção às Urgências e se integra ao Samu Web, que já conecta as Centrais Regionais de Regulação e possibilita a comunicação em tempo real entre equipes de atendimento, médicos e, futuramente, hospitais.
Além de Quatro Pontes, participam do teste cidades como Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Santa Helena, Cascavel e outras do oeste paranaense, marcando um passo importante para modernizar e agilizar o atendimento pré-hospitalar em todo o Paraná.
Com informações do Portal G1 Paraná
Equipe editorial do site Tropical Notícias, formada por jornalistas e redatores especializados em cobrir os principais acontecimentos da região.










